CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A UTILIZAÇÃO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

  • A utilização destes artefatos deve acontecer somente em ambientes abertos e com suportes adequados, que os mantenham afastados do alinhamento do corpo e da rede elétrica (Foto: Divulgação)

O uso de fogos de artifício durante as comemorações das festas de final é considerado por muitos como uma prática comum, mas o manuseio desses artefatos exige muita atenção para evitar que acidentes sejam registrados nesse período. Por conta disso, o comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), major Everton de Souza Dias, encaminhou em nota uma série de cuidados que devem ser tomados por quem irá adquirir esses objetos para a utilização na virada do ano.

O primeiro ponto que deve ser observado é com relação à procedência do material, que não deve ser comprado por meios clandestinos, pois na grande maioria das vezes eles não são submetidos a testes de qualidade e nem certificados quanto a sua segurança. A leitura atenta das instruções de uso nos rótulos das embalagens também é uma das preocupações que devem ser levadas em consideração por quem irá lança-los, além da verificação da data de validade dos fogos.

A utilização destes artefatos deve acontecer somente em ambientes abertos e com suportes adequados, que os mantenham afastados do alinhamento do corpo e da rede elétrica. Os militares alertam, também, que a pessoa responsável por soltá-los deverá estar sóbria e afastada de crianças.

Um problema bastante comum que pode acontecer durante a queima é o chamado efeito retardado. Em casos como esse, os fogos falham temporariamente e se isso ocorrer, os bombeiros explicam que o lançador deve considerá-los como ativos e não descartar imediatamente. Se os mesmos não estourarem, o reaproveitamento não é recomendado e o mais correto é molhá-los para apagar o pavio.

Mesmo com todos os cuidados, os riscos de acidentes não podem ser descartados e diante de uma queimadura, a orientação é para que não sejam aplicados cremes ou pomadas, apenas utilize água corrente e jamais rompa as bolhas formadas no local. Caso necessário, chame o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, utilizando os números gratuitos 192 ou 193, respectivamente.

Para a realização de espetáculos pirotécnicos, os responsáveis deverão apresentar o Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI, conforme a Resolução Técnica nº 05, Parte 4C, ao CBMRS, contendo todas as medidas de segurança necessárias para que seus usuários possam prevenir ou mitigar eventuais acidentes.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com