COMEÇA A 8ª QUINZENA DO PÊSSEGO DE PELOTAS

  • No cenário do agronegócio, o pêssego é a cultura mais importante do Município. Foto: Michel Corvello/PMPel

A 8ª Quinzena do Pêssego de Pelotas teve início nesta sexta-feira (26). A abertura da temporada ocorreu no Largo do Mercado Central e contou com a presença do prefeito em exercício Idemar Barz, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, além de representantes das instituições envolvidas na Feira Municipal do Pêssego, que vai até o dia 11 de dezembro. Nesse período, consumidores poderão encontrar a fruta in natura e adquirir produtos derivados em bancas localizadas no Centro e nos bairros da cidade.

“O pêssego é um produto muito especial. Esperamos que essa safra seja uma das melhores dos últimos anos, e que a produção da fruta continue gerando emprego e renda tanto em Pelotas, quanto na região”, destacou Idemar, que foi presenteado com uma cesta de itens feitos com pêssego na abertura da Feira.

A Prefeitura e a Emater são responsáveis pela organização da Quinzena do Pêssego, com a participação da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas, da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, e apoio do Sicredi.

51705461257_406797327f_oA importância da Quinzena, para os produtores da fruta, também foi ressaltada pelo secretário Seidel. “É uma alegria e uma satisfação falar em pêssego. O cultivo dessa fruta gera postos de trabalho, renda e desenvolvimento para a nossa região. Somos destaque nacional na produção e comercialização do pêssego, e esperamos que as nossas expectativas sejam superadas”, enfatizou, ainda agradecendo as mais de 600 famílias que atuam no cultivo na Colônia.

 

Movimentando a economia

 

No cenário do agronegócio, o pêssego é a cultura mais importante do Município. O secretário Jair Seidel salienta que a produção movimenta em torno de R$ 200 milhões, sendo responsável pela maior parte do PIB do setor, gerando postos de trabalho e renda.

 

Expectativa de vendas

 

A produtora Graciela Scheunemann, 39 anos, disse que está apostando alto na Quinzena do Pêssego. “Essa é uma oportunidade que temos do nosso produto, que cultivado com tanto carinho, ter mais visibilidade”, enfatizou a agricultora que, além de geleia, também comercializa as variedades rubimel, mandinho e amarelo in natura.

Saiba onde encontrar as bancas até o dia 11 de dezembro

Centro

 

Largo do Mercado Central – de segundas-feiras a sábados, das 9 às 17h.

 

Bairros

 

- Sábados e domingos – Laranjal - avenida Rio Grande do Sul esquina Antônio Augusto Assumpção Júnior (praia);

 

- Segundas-feiras - Três Vendas – Terra Nova;

 

- Terças-feiras – Três Vendas – avenida Fernando Osório (entrada da Lindoia) e avenida Salgado Filho defronte a Havan;

 

- Quartas-feiras - avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira no entroncamento com a avenida Dom Joaquim;

 

- Quintas-feiras – Fragata – avenida Duque de Caxias defronte o Sicredi;

 

- Sextas-feiras – Três Vendas – Terra Nova.