COM RAJADAS DE ATÉ 137 KM/H, RG AMANHECE COM ÁRVORES E POSTES CAÍDOS, ALÉM DE FALTA DE ENERGIA EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE

  • Na Domingos de Almeida com Tiradentes, no bairro Cidade Nova, uma árvore caiu e interrompeu completamente o tráfego nos dois sentidos da Tiradentes. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

As primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21) permitiram enxergar os estragos causados pelo temporal de chuva e vento que atingiu a cidade do Rio Grande e a região sul durante a madrugada. Rajadas de até 137 km/h foram registradas pela Sala de Situação da Defesa Civil do município.

20240321_065916A ventania trouxe como consequência quedas de árvores e de postes, além de desabastecimento de energia em pontos da cidade. A falta de luz deixou semáforos fora de operação e alguns deles até mesmo danificados, como foi o caso do equipamento localizado no cruzamento das ruas General Neto e Vitorino.

Na Domingos de Almeida com Tiradentes, no bairro Cidade Nova, uma árvore caiu e interrompeu completamente o tráfego nos dois sentidos da Tiradentes. Na General Canabarro, no Centro, outros dois vegetais não resistiram aos ventos e também foram derrubados na esquina com a Rua Carlos Gomes e no trecho entre a Doutor Nascimento e Barão de Cotegipe.

Na Rua Saturnino de Brito, na Junção, parte do telhado de zinco de um prédio foi arrancada e arremessada sobre a rede elétrica do outro lado da rua. Já na rotatória da Roberto Socoowiski, postes caíram e obstruíram a pista do sentido bairro - centro, obrigando os motoristas a fazer um desvio pela contramão.

20240321_071446Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Prefeitura Municipal já trabalhavam na retirada de galhos e de vegetação de menor porte que ficaram espalhados nas ruas. Ao longo do dia deverão ser providenciados os cortes dos vegetais tanto pela Defesa Civil quanto pelo Corpo de Bombeiros.

Estrutura do Festimar também sofre danos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte informou que a programação noturna do Festimar está mantida para esta quinta-feira, quando acontece a apresentação do Guri de Uruguaiana e o show do grupo Razão Gaúcha, no Palco Histórico. Uma análise feita após o temporal apontou pequenos danos na infraestrutura do evento.

Em razão disso, a organização decidiu que a Feira de Comércio, Indústria e Serviço terá seu início a partir das 19h. A medida levou em consideração a necessidade de realização dos reparos nas estruturas dos estandes que foram atingidos pelo vento. A CDL também reforçou sua solidariedade com a comunidade rio-grandina.