COM A MISSÃO DE REDUZIR A IDADE MÉDIA DA FROTA, ROMA TRANSPORTES ADQUIRE TRÊS ÔNIBUS NOVOS

  • A padronização também será um dos marcos da próxima década e a intenção é seguir trabalhando apenas com duas carrocerias: Comil Versatile Gold e Piá. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News e Cícero Gomes/COT Fotografia

Após o declínio da indústria naval, onde a procura foi muito grande, a modalidade de fretamento contínuo vem retomando seu espaço no transporte de passageiros de empresas da cidade de Rio Grande e região. Reflexo disso é o mais recente investimento realizado pela empresa Roma Transportes, que colocou em circulação na última semana três ônibus zero quilômetro.

De acordo com o diretor-financeiro da empresa, Gabriel Freitas, foram adquiridos neste lote dois rodoviários convencionais e um micro-ônibus. O investimento faz parte de uma política interna que, além de trazer mais segurança e conforto aos clientes, tem como objetivo reduzir a idade média da frota para dois anos e meio, nos próximos cinco anos.

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de desafios para os operadores do setor, entre eles a ampliação das frotas para atender às necessidades dos clientes, pois diante dos protocolos sanitários cada veículo poderia transportar até 50% de sua capacidade. Além disso, outras medidas foram tomadas para deixar os veículos sanitariamente mais seguros.

org_019927002180bbbe_1608745594000Em razão disso, a empresa teve de locar nove veículos para atender as exigências, mas para manter o padrão de serviço ofertado, optou pela compra de mais três ônibus novos. Nos últimos dois anos, foram incorporados à frota 12 veículos zero quilômetro, sendo nove deles em 2018 e os outros três nesta última compra.

A decisão por trabalhar somente com veículos zero também é fruto da nova política de atendimento que prevê a compra de ônibus novos a cada fechamento de contrato. Ainda conforme Gabriel, essa visão é que permitirá atingir dentro de cinco anos a meta de redução da idade da frota operacional para apenas dois anos e meio.

A padronização também será um dos marcos da próxima década e a intenção é seguir trabalhando apenas com duas carrocerias: Comil Versatile Gold e Piá. Além de baratear os custos, esse tipo de decisão permite conhecer exatamente as características de cada um dos veículos e não gerar mudanças para os clientes em caso de substituição para manutenção.

20201231_122237A Comil é uma encarroçadora gaúcha, sediada na cidade de Erechim, no norte do estado. A parceria da Roma com a empresa é de longos anos e a opção pela marca também se deve ao fato do fornecimento de produtos que apresentam excelentes condições de conforto e acabamento.

Os veículos adquiridos neste lote foram montados sobre os chassis da Mercedes-Benz, que utilizam Arla-32 para o atendimento das normas de emissão de poluentes. Eles também contam com o novo sistema de acesso para pessoas com deficiência, que elimina a cadeira de transbordo para colocar em seu lugar uma poltrona que desce até o nível do solo.

Atualmente, a frota da empresa é composta por 43 veículos de fretamento e um operacional, que funciona como uma espécie de apoio logístico para o transporte de peças ou deslocamentos para suporte mecânico. A meta para o ano de 2021 é a manutenção dos contratos existentes, a composição de novos e a busca por alternativas para solucionar as questões de mobilidade.