CIRURGIA MARCA ATENDIMENTO INAUGURAL DO HOSPITAL MONPORTO

  • A cirurgia de um homem, de 63 anos, foi liderada pelo urologista e diretor clínico do Hospital Monporto, Dr. Hsu Ting. Foto: André Zenobini/Monporto

Nesta sexta-feira (1), o Hospital Monporto entrou em operação na cidade do Rio Grande. O empreendimento hospitalar da Rede de Saúde Açores tem foco no atendimento suplementar e será referência para 29 municípios gaúchos e cidades da fronteira do Uruguai. Às 8h26min foi realizado o primeiro procedimento cirúrgico, dando largada aos atendimentos.

A cirurgia de um homem, de 63 anos, foi liderada pelo urologista e diretor clínico do Hospital Monporto, Dr. Hsu Ting. Ele esteve acompanhado do ortopedista, traumatologista e presidente do Hospital Monporto, Dr. Rafael Avancini, e do cirurgião plástico, Dr. Marcelo Altenhofen. “É uma cirurgia que vai entrar para história. Um marco de uma medicina diferente, com humanização e tecnologia”, avaliou o Dr. Hsu Ting.

Para o presidente Rafael Avancini “é um dia histórico”. “Depois de um mês de testes contínuos, duas semanas com atores e testando processos, fizemos nosso primeiro procedimento que foi um sucesso”, comemorou ele. Já o cirurgião plástico, Dr. Marcelo Altenhofen, avaliou que a primeira cirurgia do Hospital Monporto contou com “toda segurança para o paciente, conforto e tecnologia para os médicos. O Monporto é totalmente diferente do que temos aqui na região. O pessoal que vier será muito bem atendido e verá o diferencial que está implantado”.

Além dos três cirurgiões, a primeira cirurgia do Hospital Monporto contou com a presença do médico-anestesista, Celso Sobhia; dos instrumentadores: Pablo Rafael Pereira, Duany Iung e Thiago Farias; circulantes: Yasmin Ortiz, Lídia Emilin e Tuany Lima. Na enfermagem: Joselia Cipriano e Lilian Broll; no pré-operatório e SRPA: Técnica de enfermagem Yasmin Vanghon. A coordenação do bloco é da enfermeira Aretuza Pinto.

Segundo o presidente Avancini, nos próximos dias seguirão os procedimentos de média e baixa complexidade, com escalas cirúrgicas mais espaçadas, visando a segurança dos pacientes. Funcionando a pleno, as cinco salas de cirurgias do Hospital Monporto podem realizar até mil procedimentos por mês, 24 horas por dia.

Também já está em funcionamento a Emergência 24 Horas, com plantão médico presencial de pediatria, cirurgia geral, clínica geral, ortopedia e traumatologia. A Emergência do Hospital Monporto possui capacidade instalada para oito mil atendimentos por mês. Já foram anunciados os acordos com a Unimed Litoral Sul, Marinha do Brasil e Sameisa. Outros convênios encontram-se em fase final de cadastramento e devem ser anunciados em breve.

Assessoria de comunicação