CHAMA CRIOULA 2021 SERÁ GERADA JUNTO À IGREJA DA CAPILHA

  • Em 2020, o ato solene aconteceu junto ao Ecomuseu da Picada que comemorava 25 anos de fundação. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Pelo segundo ano consecutivo, a geração da Chama Crioula será regionalizada. A medida leva em consideração a pandemia do coronavírus e se trata de uma forma adotada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de evitar aglomerações, como nos eventos realizados no período pré-pandemia com a presença de tradicionalistas de todo o estado.

Em 2020, o ato solene aconteceu junto ao Ecomuseu da Picada que comemorava 25 anos de fundação. De acordo com o coordenador 6ª Região Tradicionalista (RT), Roberto Ferreira, esse ano o acendimento será realizado junto à Capela Nossa Senhora da Conceição, na Capilha, local que é considerado patrimônio histórico do estado e que passa por um processo de restauro.

"A chama da 6ª Região Tradicionalista vai ser gerada e distribuída dia 8, às 10h, na Capilha, junto à Capela Nossa Senhora da Conceição. A chegada em Rio Grande acontece dia 11, às 10h, onde nós entregaremos a chama para a abertura dos festejos farroupilhas", detalhou Ferreira. A escolha pelo local se deve pela sua importância histórica, se caracterizando como uma das primeiras edificações da fronteira sul do Brasil.

No mesmo dia ocorrerá a abertura do Acampamento Farroupilha, no Camping Municipal. "A 6ª Região, em parceria com a Prefeitura Municipal, está abrindo oficialmente o Acampamento Farroupilha, onde nós temos a maioria dos galpões sendo construídos e outros já prontos. Dia 11, às 17h, nós chegaremos com a chama lá no Camping Municipal, onde nós abriremos oficialmente o Acampamento Farroupilha", finalizou Roberto.