CERIMÔNIA DE ABERTURA DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM É REALIZADA EM RIO GRANDE

  • Até o final do ano os 30 alunos receberão instruções sobre prevenção e combate a incêndio, formas de atuação em caso de emergência e conceitos de cidadania. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) realizou, na manhã deste sábado (27), a aula magna de abertua do projeto Bombeiro Mirim. Rio Grande foi o último município da área de atuação do comando a iniciar as aulas que já estão sendo desenvolvidas nas cidades de Jaguarão, Pelotas, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, totalizando 180 crianças e adolescentes participantes.

Até o final do ano os 30 alunos receberão instruções sobre prevenção e combate a incêndio, formas de atuação em caso de emergência e conceitos de cidadania. Em Rio Grande, as aulas já começaram a ser ministradas e seguem pela próximas quintas-feiras, na sede do quartel do Centro, tendo como responsáveis o sargento Sagas e os soldados Donini e Neves, além da presença do mascote do 3º BBM, o soldado Quentuxinho.

20220827_103958De acordo com o comandante do 3º BBM, tenente-coronel Gerson da Silva Rodrigues, a realização de projetos sociais não está incluída nas missões constitucionais da instituição, no entanto essa responsabilidade foi assumida em razão do propósito de estar sempre ao lado da comunidade. "A gente sempre está ao lado da comunidade e oportuniza a elas esses projetos sociais, estendo mais essa mão da instituição", afirmou.

"Essas crianças estão em época de formação, então vamos procurar dar essas instruções e ensinamentos para que levem esse conhecimento para toda a vida. A nossa ideia, a nível de comando, é reunir essas 180 crianças no final do projeto para que elas interajam entre si para que apresentem cada peculiaridade de cada município da região", completou o comandante.

As crianças selecionadas para participar da edição 2022 do projeto foram selecionadas pelas secretarias Municipal e Estadual de Educação. "A gente tem passado essa questão da seleção das crianças para as secretarias e as próprias diretoras nos encaminham essas crianças. A gente tem um cuidado, porque todo mundo gosta muito dos bombeiros e receber um não para uma criança é muito forte", finalizou Rodrigues.

Entre os patrocinadores do projeto está a rede de supermercados Guanabara. Para o gerente de recursos humanos, Gustavo Leivas, "é um prazer muito grande ser um parceiro do Corpo de Bombeiros. A gente abraçou e acolheu essa causa, porque o Guanabara acredita que o futuro está nas mãos dessas crianças. É muito bom estar aqui hoje vendo essas crianças com disciplina e com propósito", disse o gestor.

Clique nos players abaixo para ouvir as entrevistas completas

Tenente-coronel Gerson da Silva Rodrigues

Gustavo Leivas, gerente de recursos humanos da rede de supermercados Guanabara