BOMBEIROS QUE SALVARAM CACHORRO NO RINCÃO DA CEBOLA CONTAM DETALHES DA OCORRÊNCIA

  • Da esquerda para direita: soldado Portella, soldado Böhlker, sargento Pires e sargento Magalhães, chefe de socorro naquela oportunidade

Na noite da última quarta-feira, no Twitter oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), utilizado para comunicar as ocorrências em andamento no estado, constava a seguinte publicação: “20:25 #salvamento_busca_resgate local Cais do Porto, Zona Portuária, #Rio Grande, descrição: solicitante informou que um cachorro caiu n...”. O número limitado de 140 caracteres do microblog impediu que a atualização fosse concluída, mas ela fazia referência a um chamado envolvendo o cão comunitário Manchinha, que minutos antes havia caído nas águas da Lagoa dos Patos e ficado preso embaixo da estrutura do Rincão da Cebola.

Ao chegar no local e desembarcar da viatura, os militares tentaram retirar o animal utilizando uma rede e um enforcador, mas devido a correnteza, ele acabou sendo levado para baixo do cais e foi preciso que um dos bombeiros entrasse na água para resgatá-lo. A ação foi acompanhada de perto por pessoas que passavam pelo local e também por outros cães que latiam sem parar, como se também clamassem por socorro.

A mesma pessoa que fez o chamado registrou em vídeo toda a operação e compartilhou o salvamento nas redes sociais. A filmagem, de aproximadamente três minutos, rapidamente tomou conta da internet e na página Enciclopets, por exemplo, já foi assistida por mais de três milhões de pessoas e compartilhada mais de 70 mil vezes.

O responsável pelo resgate foi o soldado Cristiano Böhlker, de 29 anos, que está vinculado ao 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) há pouco mais de seis meses. Natural de Pelotas, ele ingressou na instituição no último concurso público, realizado em 2014, e concluiu o curso básico de formação no dia 2 de julho do ano passado.

A guarnição que atuou na ocorrência contava, ainda, com mais três bombeiros: o soldado Portella e os sargentos Pires e Magalhães. Na tarde deste sábado, eles conversaram com a nossa reportagem e contaram detalhes sobre a operação que ganhou repercussão na internet.

Twitter bombeirosSegundo eles, naquele dia a sala de operações não havia registrado nenhum chamado de relevância, mas ao receber a ligação, as informações foram rapidamente colhidas e repassadas pelo soldado Gimenes à Magalhães, chefe de socorro que imediatamente mobilizou a equipe. A preocupação dos militares era com relação à elevação da maré que poderia dificultar ainda mais o resgate.

A decisão de quem iria entrar na água para salvar o animal também foi de Magalhães, que se viu divido ao perceber a vontade de Böhlker e Portella em ajudar a resolver a situação. “Primeiro fizemos uma análise do local e percebemos que não havia outra alternativa a não ser pular, mesmo sem saber as condições da água e a profundidade. Nosso objetivo era salvar aquela vida que estava em perigo, independentemente de ser uma pessoa ou um animal”, completou Magalhães.

Já na água e em um ponto onde a profundidade é de aproximadamente quatro metros, Böhlker utilizou uma técnica da flutuação aprendida na escola de bombeiros para chegar até o cachorro, que estava entre as vigas que sustentam a estrutura do cais. Ainda conforme o militar, Manchinha estava em cima de algumas pedras e bastante amedrontado com a correnteza, mas não estava machucado e nem mostrou agressividade ao perceber a chegada da ajuda.

Para Böhlker, a vontade de ajudar o próximo foi o que lhe motivou a ingressar na corporação, após a conclusão da faculdade de Direito, e disse se sentir extremamente satisfeito com o que faz. “Aqui todos nós somos diferentes, mas o que nos une é a missão de salvar” e completou “as ocorrências com animais nos trazem um sentimento maior de comoção justamente por se tratar de seres puros e que não trazem consigo nenhum sentimento de maldade”.

Ao ser questionado sobre o número elevado de visualizações, reações, comentários e compartilhamentos, Bolhker revelou que não imaginava as proporções que o ato tomaria e espera que com isso a imagem da instituição possa ser ainda mais fortificada. “Eu realmente não imaginava que uma ocorrência tratada por nós como mais uma missão ganharia toda essa repercussão. Ficamos felizes em poder ter salvo o Manchinha e, particularmente, espero com isso ter contribuído para o fortalecimento da imagem do Corpo de Bombeiros”, finalizou o militar.

Assista abaixo o vídeo do emocionante resgate.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com