BANRISUL ALERTA PARA AUMENTO DOS CASOS DO GOLPE DO CARTÃO CLONADO NA PANDEMIA

  • Caso haja necessidade de descartar um cartão inativo, o banco recomenda que o chip seja cortado ao meio. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A pandemia do coronavírus trouxe consigo o isolamento social, algo com que não estávamos acostumados. A ociosidade deste período também permitiu que criminosos colocassem em prática planos que permitissem a aplicação de golpes sem que as vítimas sequer saíssem de casa.

O golpe do cartão clonado foi um deles e muitas pessoas, principalmente idosos, foram enganados pelos estelionatários ao longo dos últimos meses. Com base em informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banrisul passou a realizar alertas para que seus clientes não caiam na armadilha, que também é conhecida como do falso motoboy.

O esquema criminoso funciona da seguinte maneira: o cliente recebe uma ligação dizendo que seu cartão foi clonado. A pessoa do outro lado da linha se passa por um funcionário do banco onde a vítima possui conta e oferece a ela serviço de retirada do cartão em sua casa. Para ativá-lo novamente, o cliente precisará digitar a senha.

Nesse sentido, uma das orientações repassadas pelo banco gaúcho é de que, ao receber uma ligação com esse teor, o cliente desligue imediatamente e faça contato com seu gerente ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Caso haja necessidade de descartar um cartão inativo, a recomendação é para que tenha o chip cortado ao meio.