ALUNOS DE ESCOLA DE RIO GRANDE PARTICIPARAM DE SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO

  • Alunos acompanharam o trabalho dos bombeiros

Os alunos do turno da tarde da escola Bibiano de Almeida participaram ontem de uma simulação de incêndio. O evento, que é um dos integrantes da semana de prevenção e combate a incêndios, é desenvolvido nacionalmente pelo Corpo de Bombeiros e tem a finalidade de treinar as equipes e auxiliar a comunidade para que em momentos de pânico possam agir calmamente e sem ferimentos.

Na ocasião, foi simulado um princípio de incêndio, no laboratório de ciências da escola, onde um dos alunos acabou ficando preso e desacordado por ter inalado muita fumaça. Diante disso, uma equipe de busca e salvamento realizou o primeiro atendimento no local e logo após fez a remoção da vítima utilizando técnicas de rapel, chamando a atenção de professores e alunos que, atentos, acompanhavam da quadra de esportes o trabalho dos Bombeiros. 

De acordo com o vice-diretor da escola, Everton Aguiar, a ideia de se realizar este tipo de evento surgiu após conversa com os militares, tendo em vista à preparação da comunidade escolar em caso de uma situação real. Aguiar disse também que, na visão da escola, o evento foi considerado um sucesso e dentro do que foi treinado e acertado com os soldados.

O responsável pela instituição finalizou dizendo que, ao término da simulação, fica o aprendizado para os alunos, dessa forma eles saberão como agirem se algo do tipo acontecer.

O Tenente Barros do 3º GCI informou que atividades como estas são sempre realizadas junto à comunidade. O treinamento se torna importante para fazer com que as pessoas estejam preparadas quando um acidente como esse aconteça.

Em sua visão, o exercício foi coroado de êxito, tendo sido encarado com seriedade pelos alunos e deu ênfase para a rápida evacuação dos prédios que aconteceu em apenas um minuto. Barros deixou também algumas dicas de prevenção a incêndios no inverno e a principal delas é a não utilização de velas, fogareiros e lampiões para o aquecimento das residências, equipamentos estes que, em chamas, causam o esgotamento do ar e acabam levando a óbito os moradores. Até o final da semana estão previstas diversas atividades, entre elas um evento no bairro Cidade de Águeda junto a uma escola municipal. A ação de ontem à tarde movimentou, ainda, os agentes da SMSTT que auxiliaram no controle do trânsito nos arredores da escola.

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Foto: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com

Nenhuma TAG nesta notícia