A ARTE E O ENCANTO DA PRÁTICA DO AQUARISMO

  • Na montagem de um aquário, os peixes não são inseridos de imediato, pois é necessário que os processos químicos e biológicos estejam completamente concluídos. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um hobby fascinante que encanta pessoas de todas as idades, mas que exige dedicação e paciência. Um hobby fascinante, acessível a todos, que mistura ciência e arte: essas são as principais características do aquarismo, prática que vem crescendo cada vez mais na atualidade e ganhando espaço no mercado.

O início nessa cultura passa pela análise do espaço e pela escolha da fauna desejada. Depois de decidir por um aquário de água doce ou salgada, é preciso definir quais as espécies serão incluídas naquele ambiente, para evitar que os animais entrem em conflito por conta de seus hábitos comportamentais.

VideoCapture_20221015-130218Segundo o aquarista da Bom Trato Rações, Marcelo Souza, na montagem de um aquário, os peixes não são inseridos de imediato, pois é necessário que os processos químicos e biológicos estejam completamente concluídos. Para funcionar plenamente, ele passará por uma série de etapas, as quais podem levar até um mês e meio.

Para montar um aquário são necessários, além do tanque, os sistemas de filtragem e de aquecimento. Também fazem parte do conjunto os itens de decoração que podem ser naturais ou artificiais, sendo que os naturais possuem a capacidade de auxiliar nos parâmetros de qualidade da água.

Quanto à alimentação, Souza explicou que os peixes se dividem em três grupos: os carnívoros, que se alimentam de proteína animal, os herbívoros, que consomem proteína vegetal, e os onívoros, que são nutridos com proteínas dos dois tipos. A ração adequada também contribuirá com a qualidade da água e limpeza do aquário.

VideoCapture_20221015-130139Na Bom Trato Rações há um setor montado especificamente para essa cultura, onde é possível encontrar diversos produtos e uma assessoria adequada para cada tipo de sistema que o cliente deseja montar. “Os clientes chegam aqui com o sonho de ter um aquário e nós buscamos orientá-los da melhor maneira possível”, completou Marcelo.

“Existem peixes para variados tipos de aquários, no entanto a pessoa precisa respeitar os espaços e os parâmetros de cada um”, frisou Marcelo sobre a espécie certa para cada tipo de aquário. Na Bom Trato rações é possível encontrar uma grande variedade de peixes, como amazônicos, africanos, kinguios, entre outros.

Bom Trato Rações está localizada em dois endereços: na Avenida dos Grandes Lagos, n° 183, no Parque Marinha, e na Avenida Oswaldo Martensen, n° 77, no Parque São Pedro. Dúvidas e informações podem ser sanadas e obtidas pelo telefone (53) 99971-2536.