1º CHURIPÃO REÚNE RADIALISTAS DE RG NA RURAL

  • Evento promoveu a integração dos profissionais do rádio de Rio Grande. A data do próximo encontro deverá ser divulgada em breve. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Sindicato Rural do Rio Grande foi o local utilizado neste sábado (9) para a realização do 1° Churipão dos Radialistas. Organizado pelos próprios profissionais, o encontro foi promovido com o objetivo de reunir os comunicadores para um momento de integração.

A iniciativa foi debatida ao longo das últimas semanas, em reuniões realizadas nas terças-feiras junto ao Café da Matriz. Esse movimento semanal deu origem, ainda, ao grupo denominado Confraria dos Radialistas RG e que deverá seguir promovendo encontros no local.

20241109_114117Entre as presenças no 1° Churipão destacaram-se as dos radialistas Glei Santana, Edson Figueiredo e Orlando França, vindos de Capão do Leão, Curitiba e Porto Alegre, respectivamente. Mesmo fora de Rio Grande, eles compareceram motivados pela mobilização dos colegas.

"Eu fico muito contente, pois convivi muito no rádio rio-grandino e tenho um carinho muito grande pela cidade. Quero aproveitar para parabenizar a todos vocês pela iniciativa e sempre que houver um encontro por aqui, farei o possível para estar presente", afirmou Glei.

Segundo ele, eventos como o de hoje contribuem para o fortalecimento da categoria. "A minha vida foi atrás de um microfone e hoje aposentado, tenho a certeza de que essa união vai fortalecer e engrandecer ainda mais a categoria dos radialistas", completou Santana.

20241109_135345(0)Dono do bordão "O Sol Continua Subindo", o radialista Edson Figueiredo mencionou o prazer de rever grandes amigos e de poder relembrar histórias vividas diante dos microfones. Com previsão de vir a Rio Grande, Edson revelou que o almoço fez com que ele antecipasse a vinda à cidade.

"Eu estava para vir a Rio Grande para resolver questões pessoais e pensamos eu e minha esposa em antecipar a vinda ao município. Gostei de ver que a duplicação até Porto Alegre está quase pronta, assim como a da entrada da cidade", disse Figueiredo.

Edson também mencionou a importância do rádio para o cultivo das amizades. "O rádio e a comunicação de um modo geral existem para que a gente possa fazer amizades. Então eu fico muito feliz de reencontrar tantos amigos aqui na nossa cidade do Rio Grande", concluiu ele.

20241109_131644O radialista Orlando França contou que saiu de Porto Alegre, onde mora atualmente, às 05h da madrugada e mesmo com todo o cansaço gerado por uma viagem de ida e volta no mesmo dia, assegurou que retorna à capital com um sentimento de alegria muito grande.

Ele também fez destaque para a mobilização da categoria em promover um encontro com tantos profissionais juntos. "Pela primeira vez eu vejo uma festa que foi organizada pelos próprios profissionais do rádio. Estou muito contente e espero que se repita mais vezes", afirmou França.

Quando questionado sobre o recado que deixaria aos futuros profissionais, Orlando foi enfático em dizer que é missão dos radialistas vestir a camiseta da profissão. "Eu sou do tempo de subir em poste para colocar linha de transmissão, porque nós não tínhamos linhas telefônicas com fartura", recordou.

O 1° Churipão também contou com o apoio promocional do Sindicato dos Radialistas. A data do próximo encontro deverá ser definida nesta terça-feira (12), na reunião semanal da Confraria dos Radialistas. Um perfil na rede social Instagram foi criado para o compartilhamento de fotos e vídeos que engajarão ainda mais os profissionais. Acesse aqui o Confraria dos Radialistas RG.