195º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO COM DESFILE NA GENERAL NETO

  • Momento em que fuzileiros navais passavam em frente ao palanque oficial, onde estavam presentantes autoridades civis e militares

O aniversário de 195 anos da independência do Brasil foi comemorado em Rio Grande com tradicional desfile cívico-militar, na Rua General Neto. A programação previa, também, a realização do desfile escolar, mas a instabilidade fez com que o executivo municipal cancelasse a atividade que deverá acontecer nos próximos dias.

A concentração dos participantes aconteceu na Rua Dr. Nascimento e de lá todos seguiram em direção ao Rincão da Cebola, passando em frente ao palanque oficial, onde estiveram os comandantes das organizações militares e demais autoridades municipais. O prefeito em exercício, Paulo Renato Gomes, passou em revista as tropas e na sequência concedeu a capitão de mar e guerra, Rozanne Hermann Antunes Gomes, a autorização para o início do desfile.

A Associação dos Militares da Reserva e dos Civis Aposentados da Marinha foi a primeira instituição a percorrer a General Neto, seguida pela banda dos Fuzileiros Navais de Rio Grande que conduziu a trilha sonora de todo o desfile. O comando do 5º Distrito Naval participou com um destacamento de marinheiros, um de fuzileiros navais, pelotões dos projetos Ametista e Renascer, integrantes do programa Forças no Esporte e meios operativos, como uma embarcação de casco semirrígido e uma moto aquática, rebocadas por veículos da Capitania dos Portos, uma viatura do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, quatro viaturas de cinco toneladas e uma ambulância UTI.

O 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC) desfilou com 242 militares distribuídos em pelotões, entre eles o que é treinado para a atuação na contenção de distúrbios civis. Viaturas operacionais leves e pesadas, como os caminhões de cinco toneladas e um tanque, também participaram da atividade.

O 3º Batalhão de Bombeiros Militares desfilou com um caminhão auto bomba tanque e outras duas viaturas para atuação em incêndios florestais. Os veículos apresentaram a nova identidade visual da corporação, fruto do processo de desvinculação da Brigada Militar.

Grupos escoteiros, de desbravadores e representações do Procon, Defesa Civil e da Guarda Municipal encerraram a programação. Logo em seguida, um grupo de servidores da educação e demais representantes sindicais fizeram um protesto contra a situação crítica vivenciada pelo estado e o parcelamento dos salários dos funcionários públicos, que já ocorre há 21 meses.

Mais tarde, às 17h, acontece a extinção do fogo simbólico e às 18h ocorre o Te Deum da Pátria, na Catedral de São Pedro. Ainda hoje você irá conferir um álbum de fotos sobre o desfile em nossa página, no Facebook.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com