ARENA FARYDO SALOMÃO É REINAUGURADA COM PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA DIVERSIFICADA

  • O ato público de reinauguração teve a participação da comunidade, de lideranças políticas e esportivas da cidade, além de familiares do professor Farydo Salomão que dá nome à arena. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A noite deste domingo (29) foi significativa para o esporte rio-grandino. Depois de quase uma década fechado, o ginásio Farydo Salomão foi reinaugurado sob a nomenclatura de arena e devolvido para a comunidade em um dia composto por uma programação esportiva diversificada e inclusiva.

As atividades gratuitas tiveram início às 09h e contemplaram a bocha paralímpica, desenvolvida pelo projeto Paradesporto, basquete, futsal feminino e masculino, handebol e voleibol, sendo concluídas com o Jogo das Estrelas, reunindo craques do passado e do presente do futebol de salão.

O ato público de reinauguração teve a participação da comunidade, de lideranças políticas e esportivas da cidade, além de familiares do professor Farydo Salomão que dá nome à arena. Entre os presentes estava o ex-vereador Mário Luvielmo, parlamentar que durante sua atuação no legislativo propôs a denominação do então ginásio.

20241229_212312O secretário municipal de cultura, esporte e economia criativa, Deivid Pereira, afirmou que a estrutura representa para os rio-grandinos algo que vai além do concreto armado e tem o poder de mexer com a autoestima do esporte local. Ele também agradeceu ao prefeito Fábio Branco e destacou o trabalho incansável da equipe de engenharia da Prefeitura.

“Para tudo que a gente faz com amor é possível obter um resultado melhor e nós canalizamos as nossas forças para que isso realmente acontecesse”, disse Pereira. Ele finalizou sua fala conclamando a comunidade para que atue como um fiscal do espaço para evitar que a situação de abandono vivida no passado não se repita.

Já o secretário do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Gilberto Arabidian, agradeceu Branco pela oportunidade de realizar grandes obras que beneficiarão a comunidade e também destacou a dedicação dos servidores do GPPE, nas pessoas dos engenheiros Ana Paula Mesquita, Ataualpa Agostinho, Denison Leite e Paulo César Pires.

O prefeito Fábio Branco falou de sua felicidade em estar encerrando o ciclo na Prefeitura com a oportunidade de entregar um espaço tão representativo para o município. Ele reforçou que a reforma e a entrega da arena foi uma das prioridades de seu governo, pois o esporte sempre foi e será uma importante ferramenta de inclusão.

20241229_204418“Essa obra é fruto da competência e dedicação da nossa equipe que entendeu a necessidade e a importância desse espaço. Fico muito feliz de poder fazer a entrega desse ativo importante do passado do esporte e que pode representar muito para as futuras gerações”, concluiu Branco.

O novo projeto da Arena Farydo Salomão buscou preservar as características originais do prédio, sem esquecer das adequações de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios. Durante as obras foram realizados serviços de pintura, reformas dos banheiros e vestiários, entre outras ações.

A nova quadra conta com as medidas de 20x40 metros e se adequa aos padrões nacionais. Além disso, ela também ganhou uma área de 25x44 metros para acomodar mesários, técnicos e reservas, sendo capaz de receber jogos de todas as modalidades esportivas disputadas no território nacional.

Confira clicando no player abaixo a entrevista completa com o chefe do executivo municipal.