OTROPORTO LANÇA NOVO LIVRO DO PROJETO PORTO MEMÓRIA
-
A obra, de autoria do arquiteto, urbanista e pesquisador Guilherme Pinto de Almeida faz parte do projeto homônimo que desde 2016 resgata a história portuária de Pelotas. Foto: Leandro Lopes/Satolep Press
Será lançado na próxima sexta-feira (14), às 19h, na sede da Otroporto Indústria Criativa, em Pelotas, o livro Porto Memória Volume 2. A obra, de autoria do arquiteto, urbanista e pesquisador Guilherme Pinto de Almeida faz parte do projeto homônimo que desde 2016 resgata a história portuária de Pelotas.
Neste segundo livro, o foco está nos estudos que culminaram na realização de uma intervenção fundamental para o desenvolvimento da hidrovia da Laguna dos Patos: a primeira grande dragagem da barra de Pelotas. Considerada um "sonho dourado" pelos charqueadores e comerciantes no século 19, a obra foi executada há 150 anos, na década de 1870, permitindo que embarcações de maior porte pudessem atracar no Porto de Pelotas, ampliando a capacidade de envio e recebimento de mercadorias.
Conforme Almeida, o projeto Porto Memória tem o objetivo de demonstrar que a região portuária de Pelotas é um território vivo, com histórias e pessoas que ajudaram a construir a cidade. É uma ação que já se expandiu em oficinas, rodas de conversa e publicações, transformando lembranças individuais em patrimônio coletivo, costurando ativamente o passado e o futuro da cidade.
Esse resgate de memórias e a pesquisa iconográfica formam um acervo que devolve dignidade a uma região protagonista no desenvolvimento local. “Em seus vários formatos, e recorrência aos mais diversos tipos de fontes e evidências históricas, com destaque para a pesquisa iconográfica, o protagonismo histórico da região do porto de Pelotas, em relação ao desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade, vem sendo resgatado, registrado e divulgado. Pois, relembrando a Carta Patrimonial de Pelotas de 1978, ‘só se protege o que se ama, mas só se ama o que se conhece’”, afirmou o pesquisador.
Com apresentação do professor Eduardo Arriada, coordenação editorial de Duda Keiber, design e direção de arte de Valder Valeirão, design de Kim Valeirão, e fotografia de capa de Leandro Lopes, o segundo volume de Porto Memória oferece dados e informações inéditas. O livro também conta com a pesquisa iconográfica de 32 imagens históricas anotadas.
A publicação tem financiamento através do edital Fundo Social 2025 da Sicredi Sistema de Crédito Cooperativo. O lançamento integra a série de atividades da Biblioteca Otroporto, contempladas pelo Programa Cultura Viva - Sedac RS 2025.
Serviço
O que: Lançamento do livro Porto Memória Volume 2, de Guilherme Pinto de Almeida;
Quando: Sexta-feira (14), às 19h;
Onde: Sede da Otroporto, na Rua Benjamin Constant, nº 701 A.
Assessoria de comunicação
Assessoria
