LIVRO “DA MARÉ DOS MEUS OLHOS ABERTOS & OUTROS CONTOS” SERÁ LANÇADO NO SÁBADO (9)
-
Os 26 textos que compõem a obra trazem em seu conteúdo questões como a melancolia, a saudade, a solidão e a violência que é se descobrir uma mulher no mundo. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
No próximo sábado (9), a escritora rio-grandina e doutoranda em Letras na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Giulia Guadagnini, fará o lançamento de sua primeira obra solo, “Da Maré dos Meus Olhos Abertos & Outros Contos”, na Livraria Hippocampus, localizada no Cassino, Rio Grande.
A trajetória do livro já carrega momentos de grande emoção: a obra foi oficialmente apresentada ao público em uma cerimônia na Câmara Municipal de Rio Grande, no último dia 17 de outubro, como parte da 5ª edição da Lei do Livro.
“Ter minha obra selecionada na 5ª Lei do Livro de Rio Grande na categoria Literatura foi uma felicidade imensa. Iniciativas como esta são muito únicas e importantes, pois vão revelando, a cada ano, como nossa cidade está repleta de artistas, escritoras e escritores, poetas e leitores que têm fome de arte, cultura e literatura. É uma honra fazer parte desta cena, desta época tão viva e pulsante que hoje vive Rio Grande. É preciso que aproveitemos cada brecha, cada porta e janela que se apresente a nós, e aqui está uma delas”, destacou a autora.
Os 26 textos que compõem a obra trazem em seu conteúdo questões como a melancolia, a saudade, a solidão e a violência que é se descobrir uma mulher no mundo. Nos contos, mulheres e meninas lidam com a dor e a magia de crescer e serem confrontadas com aquilo que é estranho e desconhecido; nele é possível encontrar mulheres que se sentem perdidas ou à deriva, ainda que nutram em si a vontade de ir atrás de seus desejos.
Nas breves narrativas, laços entre memória, luto, invenção e escrita se formam, redes entre mulheres e relações familiares onde nem sempre o amor é esperado, ainda que esteja sempre lá. Diante do mar, estas mulheres se reconhecem e podem, pouco a pouco, mergulhar no seu íntimo, este lugar tão profundo - e por isso mesmo perigoso - que sempre nos alertam para não chegar tão perto.
Sobre a escritora
Giulia Guadagnini organizou por dois anos (2021-2022) o Clube de Leitura Conjunta. Integra os coletivos Mulheres de Escrita e Mulherio das Letras Rio Grande. Entre suas publicações estão poemas e contos na Zine Marítimas e na La Loba Magazine. É coautora de quatro antologias lançadas pela Editora Libertinagem: Sete mulheres minicontam (2022), Travessia (2022), Sentimento do mundo (2023) e Mulheres minicontam a Arte (2024).
É licenciada em Letras - Português/Inglês, mestre e doutoranda em Letras - História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.
Assessoria de comunicação