ACADEMIA RIO-GRANDINA DE LETRAS TEM NOVO PRESIDENTE

  • Edson Costa disse que pretende ser o continuador de um longo e meritório trabalho desenvolvido por todas as gestões que passaram pela entidade desde sua fundação, em 1981. Fotos: Divulgação/ARL

A nova diretoria da Academia Rio-Grandina de Letras (ARL) tomou posse neste sábado (7). O jornalista Edson Costa, titular da Cadeira 27, é o novo presidente da entidade, escolhido em eleição interna no último dia 30 de novembro. Ele comandará a entidade durante o biênio 2025/2026, tendo a professora e advogada Nara Fátima Tavares da Silva na vice-presidência.

A sessão extraordinária de posse foi presidida pelo acadêmico Ronaldo Oliveira Gerundo, que ao transferir a presidência agradeceu a todos pela etapa cumprida à frente da entidade. Edson, após receber simbolicamente das mãos do presidente que deixava o cargo a medalha usada nas sessões solenes, prestou juramento e foi declarado empossado no cargo.

IMG-20241209-WA0014O acadêmico Edson Costa disse que pretende ser o continuador de um longo e meritório trabalho desenvolvido por todas as gestões que passaram pela entidade desde sua fundação, em 1981. “Aqueles que passaram pela ARL sedimentaram o caminho para que pudéssemos chegar até aqui e pretendo ser, ao lado dos integrantes da diretoria eleita, alguém que trabalhará para aproximar ainda mais a Academia da comunidade”, enfatizou.

Foi anunciado trabalho ampliado para valorizar os acadêmicos e suas produções literárias, fortalecendo também os laços de relacionamento com as entidades congêneres da região. Outra missão será a de estimular a participação e ampliar o quadro de correspondentes da Academia pelo país e no exterior.

Edson Costa acredita ser necessário trabalhar forte pelo estímulo ao hábito da leitura, acreditando que a Academia possa dar importante parcela de colaboração para que as pessoas tenham mais acesso aos livros– vitais para o desenvolvimento da capacidade comunicativa, além de aprimorar o vocabulário e ajudar na construção textual.

“Queremos ampliar a participação da entidade em ações e eventos voltados à cultura, artes e ciências, ajudando a estimular a reflexão e para o avanço da sociedade”. O presidente anunciou também a primeira reunião ordinária de 2025, após o recesso, programada para 8 de março– Dia Internacional da Mulher.

IMG-20241209-WA0015A vice-presidente Nara Fátima da Silva informou aos acadêmicos na sessão de posse sobre as primeiras articulações visando comemorar o 44º aniversário da entidade, dia 14 de março do ano que vem. A intenção, segundo a vice-presidente, é realizar uma programação cultural variada, valorizando a trajetória da entidade do mundo das letras.

Serão convidadas autoridades, promovendo a integração da entidade com a comunidade. Os imortais da Academia Rio-Grandina de Letras, após a posse, tiveram um almoço de congraçamento, encerrando o ano literário de 2024. A entidade de Rio Grande possui 40 cadeiras, cada uma com o seu patrono e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil.

Composição da diretoria

Além da presidência e vice-presidência, ocuparão os demais cargos da ARL os seguintes acadêmicos: Elaine Maria Goulart Nunes (1ªsecretária); Wilson Rosa da Fonseca (2º secretário); Marilda Dias Silveira (1ª tesoureira); João José Reinbrecht Braga (2º tesoureiro); Luciana Coutinho Gepiak (1ª diretora de acervo) e Gilson Borges Corrêa (2º diretor de acervo). O Conselho Fiscal está formado pelos acadêmicos Maria Islair Duarte Lages, Zenaide Alaniz Rodrigues e Ronaldo Oliveira Gerundo.

Assessoria de comunicação