EMPRESÁRIOS RIO-GRANDINOS REALIZAM CARREATA PELA RETOMADA DO COMÉRCIO

  • A concentração aconteceu na rua lateral do shopping Praça Rio Grande, com cerca de 60 veículos e foi ganhando aplausos e apoio de pequenos empreendedores ao longo do trajeto. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Empresários rio-grandinos realizaram, na manhã desta sexta-feira uma carreata em prol da reabertura do comércio local, fechado por um decreto municipal como uma das medidas de combate ao coronavírus. A concentração aconteceu na rua lateral do shopping Praça Rio Grande, com cerca de 60 veículos e foi ganhando aplausos e apoio de pequenos empreendedores ao longo do trajeto.

De acordo com o empresário Hugo Mello, a ideia surgiu em razão da crise que irá se instaurar em breve na economia por conta da parada. "Ninguém está dizendo que não é um vírus perigoso, mas o colapso financeiro vai afetar em todos os setores e se não girar a economia, nem mesmo a saúde irá funcionar", explicou.

Atuante no ramo da contabilidade, ele contou que seus clientes estão sempre em contato com seu escritório e preocupados com a situação. Mello garantiu que um desses clientes solicitou o desligamento de 25 funcionários por não ter como sustentar o negócio. "Tem que ser desfeita essa imagem de que o empresário é o vilão ou o bandido dessa história toda", desabafou.

A carreata saiu do ponto de concentração pouco depois das 09h30, percorrendo as ruas Jockey Club, Saturnino de Brito, Primeiro de Maio, Domingos de Almeida, Avenida Presidente Vargas, 24 de Maio, Marechal Floriano, Andradas, General Osório e foi concluída em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, onde o efetivo de guardas municipais foi reforçado.

A reportagem do site Papareia News conversou com o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Paulo Rodrigues, que informou que as decisões tomadas, inclusive a de fechamento do comércio levou em consideração as orientações do comitê técnico em saúde. O grupo é formado por médicos dos hospitais Santa Casa e Universitário, profissionais da Vigilância em Saúde e pelo secretário Maicon Lemos.

Ainda conforme Rodrigues, uma videoconferência entre o prefeito e representantes da CDL foi realizada nesta manhã em busca de uma solução para esse impasse.