REFORÇO DA FISCALIZAÇÃO EVITA AGLOMERAÇÕES NAS RUAS DE PELOTAS

  • As abordagens feitas pela GM e Brigada Militar possuem, neste primeiro momento, o intuito de orientar as pessoas e até mesmo esclarecer dúvidas, mas os órgãos não descartam a possibilidade de ações mais enérgicas para cumprimento do Decreto Municipal. Foto: Michel Corvello/PMPel

O fechamento do comércio determinado pelo Decreto Municipal da prefeita Paula Mascarenhas, assinado há quatro dias como forma de conter a propagação do novo coronavírus, mudou a paisagem de Pelotas, nos primeiros dias úteis da semana. A determinação tem garantido a redução do fluxo de pessoas nas ruas, em grande parte devido à intensificação do trabalho dos órgãos de Segurança Pública.

A supervisão em vias públicas, para evitar aglomerações e realização de eventos, foi reforçada, principalmente depois de disparar o número de denúncias feitas pela própria população sobre a circulação e reunião de pessoas em alguns pontos da cidade. A intenção é conter, ao máximo, a propagação do vírus capaz de desencadear a Covid-19.

Entre os relatos da irregularidade até agora, para a Guarda Municipal (GM), destacam-se a concentração de cidadãos dos grupos de risco – idosos, imunossuprimidos, pessoas com doenças respiratórias preexistentes e outras, em um café da região central, um jogo de futebol, entre menores de idade no bairro Santa Terezinha, e cultos religiosos no fim de semana. Em todos esses casos, os servidores públicos orientaram e encaminharam as pessoas às suas residências.

"Houve o aumento de cerca de 200 por cento nos registros de denúncias sobre possíveis aglomerações, depois da divulgação do Decreto Municipal. Hoje, a central de atendimento, que funciona por meio do número 153, está praticamente congestionada", relata o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha.

As abordagens feitas pela GM e Brigada Militar possuem, neste primeiro momento, o intuito de orientar as pessoas e até mesmo esclarecer dúvidas, mas os órgãos não descartam a possibilidade de ações mais enérgicas para cumprimento do Decreto Municipal. Segundo o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, encontros familiares, comemorações, churrascos com até 30 pessoas ainda podem ser realizados, porém esses eventos podem ser avaliados quanto à existência de riscos à saúde pública.

"Recebemos denúncias relacionadas a festas particulares, vamos até o local, analisamos e orientamos as pessoas, inclusive na zona rural. No entanto, existem cidadãos que, mesmo cientes, insistem em promover rodas de chimarrão. Idosos também continuam a sair de casa", alertou o secretário.