POR VIDEOCONFERÊNCIA, PREFEITURA ANUNCIA NOVAS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS E SUSPENSÃO DA LINHA SELETIVO

  • Dentre as decisões tomadas pelo governo municipal está o fechamento do comércio do centro da cidade e a manutenção dos serviços na modalidade delivery, o que já vinha sendo praticado por restaurantes e lancherias nos últimos dias. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, concedeu, na manhã desta segunda-feira, por meio de videoconferência, uma coletiva de imprensa para informar as novas medidas de prevenção ao coronavírus que serão adotadas pelo executivo, a partir desta terça-feira. As ações são complementares aos decretos já editados na última semana e reforçam a necessidade de isolamento social da comunidade.

Dentre as decisões tomadas pelo governo municipal está o fechamento do comércio do centro da cidade e a manutenção dos serviços na modalidade delivery, o que já vinha sendo praticado por restaurantes e lancherias nos últimos dias. Não estão inseridos na obrigatoriedade de fechamento farmácias, supermercados, entre outros que considerados essenciais e descritos no decreto.

Também será suspensa, a partir de amanhã, a linha Seletivo para o balneário Cassino. Apesar da orientação dada pela empresa Marcopolo, principal montadora de ônibus do país, de que não haveria relação entre o ar condicionado e o vírus, a prefeitura decidiu por precaução suspender a linha por não saber de forma clara se há a higienização adequada dos equipamentos.

"O nosso comitê técnico, representado pelos infectologistas tanto da universidade quanto da Santa Casa, trabalha na orientação de que deva ocorrer a higienazação dos ar condicionados e assim por diante. Como nós não temos controle sobre essa higienização, por precaução, considerando que o que se recomenda são os vidros abertos no transporte coletivo, é que nós estamos suspendendo o transporte do Seletivo", explicou.

O chefe do executivo municipal também aproveitou a oportunidade para informar que mais dois casos suspeitos foram descartados pelos exames realizados no Laboratório Central do estado. Os resultados são dos casos de um homem, de 70 anos, e de uma mulher, 24 anos, que apresentavam sintomas semelhantes ao da doença. Com isso, o número de casos suspeitos diminui de 14 para 12.

Com relação aos centros de triagem, Lindenmeyer explicou que inicialmente serão montados dois desses locais, sendo um em frente ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa e outro entre o Hospital Geral e o Hospital Universitário da Furg. A estimativa é de que esses espaços estejam em funcionamento até quarta-feira.