PRESIDENTE DA CDL FALA SOBRE IMPACTO DO CORONAVÍRUS AOS COMERCIANTES

  • Como não uma receita única, Klinger orienta os comerciantes a analisarem caso a caso para saberem se é viável ou não a manutenção das atividades nesse período. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Com as orientações de isolamento social e as medidas apresentadas pela Prefeitura em relação ao coronavírus, o comércio da cidade do Rio Grande já começa a sentir os efeitos da queda do movimento. A incerteza quanto ao tempo exato de quarentena deixa os comerciantes rio-grandinos sem nenhum tipo de esperança de retomada.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande, Igor Klinger, os associados estão a todo momento entrando em contato com a entidade para saber o que fazer. Como não uma receita única, ele orienta os comerciantes a analisarem caso a caso para saberem se é viável ou não a manutenção das atividades nesse período.

Com a abertura da possibilidade da realização de tele entrega, no caso de restaurantes, Klinger disse que é preciso fomentar as compras por essa modalidade para evitar que a economia e os pequenos comerciantes entrem em colapso. Segundo dados da própria CDL, a estimativa é de que o movimento caia em cerca de 60% de um modo geral.

Proprietário de um restaurante na zona central, o comerciante Miguel Barroco contou a reportagem do site Papareia News que a movimentação de clientes em seu negócio caiu consideravelmente, assim como a produção de refeições. Segundo ele, o ritmo de trabalho da cozinha teve de ser reduzido em 70% para evitar o desperdício dos alimentos.