EMPRESAS DO TRANSPORTE COLETIVO ADOTAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

  • Em razão disso, as operadoras adotarão algumas medidas, entre elas a contratação de funcionários para o setor de limpeza, como é o caso da Noiva do Mar. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O avanço do coronavírus aliado as medidas de suspensão de atividades em locais que registrem aglomerações de público criam dúvidas nas pessoas sobre a forma correta de ação para seguir com os compromissos diários. Em Rio Grande, por exemplo, uma quantidade expressiva da população utiliza o transporte coletivo para os mais diversos deslocamentos e a concentração de pessoas nos veículos tem causado dúvidas sobre o que as empresas estão fazendo para minimizar o problema.

Na última segunda feira, representantes das empresas Noiva do Mar e Transpessoal estiveram reunidos com integrantes da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) para debater ações que possibilitassem a manutenção do serviço, diminuíssem o número de passageiros transportados nos veículos e ampliassem os cuidados com a higiene. Em razão disso, as operadoras adotarão algumas medidas, entre elas a contratação de funcionários para o setor de limpeza, como é o caso da Noiva do Mar.

Além disso, foram sugeridas ações ao poder executivo, entre elas a flexibilização do horário do comércio para possibilitar que o número de passageiros transportados nos coletivos seja menor, que o município intensifique a higienização nos terminais e realize uma campanha para evitar o pagamento de passagem com o uso de dinheiro em espécie. Também será avaliado com o Sindicato dos Rodoviários a possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho dos motoristas e que os idosos utilizem o serviço nos horários do chamado entre-pico.

Com relação a modalidade Seletivo, havia uma dúvida sobre a permanência ou não do serviço durante esse período, mas os passageiros podem ficar tranquilos. Isso porque a Marcopolo, uma das principais montadoras de ônibus do país, consultou um médico infectologista para saber se os veículos com ar condicionado e vidros colados, como é o caso dos seletivos, teriam problemas em razão da impossibilidade de abertura das janelas e o profissional explicou que esses coletivos estão liberados, pois não há risco de infecções.

A partir de agora, as direções das duas empresas aguardam um posicionamento da SMMAS para dar início aos ajustes nas operações.