RIO-GRANDINO ESCREVE LIVRO COM ENREDO QUE SE PASSA NA BIBLIOTHECA RIOGRANDENSE

  • Desde o lançamento de seu primeiro livro até a conclusão do segundo foram cerca de nove meses, mas foram necessários apenas 60 dias para dar forma e sentido a toda a história. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O escritor rio-grandino Cláudio Saiere, autor do livro O Peso de Uma Escolha, se prepara para o lançamento de sua segunda obra, intitulada Os Contadores de Histórias Mudos. O enredo da publicação se passa no município do Rio Grande, mais especificamente na Bibliotheca Riograndense, espaço que abriga um vasto acervo de publicações e guarda boa parte da história da cidade noiva do mar.

Desde o lançamento de seu primeiro livro até a conclusão do segundo foram cerca de nove meses, mas foram necessários apenas 60 dias para dar forma e sentido a toda a história. Amante da leitura, Cláudio contou que tem recebido o incentivo de muitas pessoas e assim como no primeiro trabalho, a publicação foi custeada por 12 médicos que atuam no Hospital de Cardiologia da Santa Casa, local em que trabalha como recepcionista.

Mesmo não se considerando um escritor, mas sim um "escrevidor de livros", Saiere teve uma de suas poesias publicadas no quarto volume da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos: Além da Terra, Além do Sonho da editora portuguesa Chiado Books, lançado em janeiro e publicado em todos os países de língua portuguesa. A poesia escrita para a esposa e intitulada A Ti Minha Amada ganhou as páginas da publicação e também o mundo.

O trabalho de Saiere com o livro O Peso de Uma Escolha o credenciou para buscar editoras interessadas na publicação de sua ficção. Depois de apresentar o material às empresas da área, foi escolhido pela editora carioca Telha que aprovou a história e investiu na publicação. O lançamento oficial do livro acontece no dia 09 de maio, na Bibliotheca Riograndense, mas os exemplares já podem ser adquiridos nas plataformas digitais ao valor de R$ 45.

A trama tem como personagem principal Nícolas, um catalogador de livros que é funcionário da Bibliotheca Riograndense. Em um dia de trabalho, ele encontra alguns títulos que ainda não haviam sido relacionados e ao ler a história ele é transportado para dentro do enredo. A história se passa na cidade de Londres, no ano de 1910, quando o sumiço repentino de crianças começa a intrigar os londrinos e o responsável pela investigação é um detetive pouco prestigiado pela sociedade britânica.

Como a esposa também trabalha no Hospital Santa Casa, Saiere explicou que o livro foi escrito nos dias em que ela estava de plantão como uma espécie de companhia para o recepcionista que ficava sozinho em casa. Ao retornar do trabalho, era a ela que Cláudio apresentava o resultado e pedia as opiniões sobre as páginas escritas na madrugada anterior. "Sem ela não existiria o Cláudio Saiere escritor", revelou. O lançamento oficial acontece no dia 09 de maio, às 19h30, justamente no espaço onde se passa a história de ficação.