OBRAS DA HAVAN DE RIO GRANDE SEGUEM AVANÇANDO

  • Por conta da proximidade com o Saco da Mangueira, o solo precisou ser elevado para evitar possíveis inundações em casos de cheias. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Na próxima quarta-feira, dia 18, o anúncio da construção de uma filial da rede de lojas Havan em Rio Grande completa um ano. De lá para cá, uma série de problemas marcaram o período de obtenção de licenças e levaram o megaempresário, Luciano Hang, a inaugurar no município o primeiro atrasômetro, um outdoor que marcava o número de dias em que a rede aguardava a documentação para dar início as obras.

Nesse período, os rio-grandinos acompanharam, no mês de janeiro, a inauguração da loja de Pelotas que havia sido anunciada uma dia depois da loja de Rio Grande. Os entraves com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foram superados no início de fevereiro, quando a autarquia liberou o projeto de acesso ao empreendimento e com isso permitiu que as movimentações no terreno começassem de forma definitiva.

Na tarde de ontem, a reportagem do site Papareia News esteve visitando o canteiro de obras para acompanhar o andamento das atividades e, apesar de parecer que pouca coisa tenha sido feita até agora, o terreno da loja rio-grandina exigiu mais esforço do que o esperado. De acordo com o engenheiro Juliano Ferrari, por conta da proximidade com o Saco da Mangueira, o solo precisou ser elevado para evitar possíveis inundações em casos de cheias.

Ainda em razão dessa localização, o piso da futura loja precisou ser estaqueado para evitar que haja movimentação do solo em dias de estiagem. Por conta disso, serão utilizadas ao todo 737 estacas, enterradas a oito metros de profundidade, sendo quatro deles compostos por concreto e estruturas de ferro armado. Para segurar esse volume de areia, foi construído um talude com pedras que deixarão a futura loja protegida de enchentes.

A estimativa é de que a fase de preparação do solo leve ainda mais um mês para ser concluída e depois disso será possível iniciar a colocação dos pilares que irão compor a estrutura da loja. A filial de Rio Grande terá mais de oito mil metros quadrados de área construída, sendo que seis mil metros quadrados será de área de compras, excluídos os vestiários, subestação de energia, entre outros espaços.