TRABALHO DA DRACO GERA REDUÇÃO NO NÚMERO DE ROUBOS DE VEÍCULOS EM RIO GRANDE

  • De acordo com o delegado Rafael Patela, o trabalho de investigação permitiu a identificação de uma quadrilha na cidade com estrutura correspondente a uma célula criminosa que executava os crimes a mando de um presidiário da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A velha máxima que nega a existência de crime perfeito segue cada vez mais verdadeira, ainda mais quando nesse contexto estão os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Rio Grande. Chefiada pelo delegado Rafael Patela, a especializada tem como atribuições investigações de crimes contra o patrimônio, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e, como o próprio nome diz, os crimes organizados.

Nos últimos meses, Rio Grande foi apontada como uma das cidades com índices elevados de roubos de veículos, o que passou a chamar a atenção da Polícia Civil. Até então, os registros eram de furtos de motocicletas que eram utilizadas para o cometimento de outros delitos e posteriormente abandonadas pelos bandidos. De novembro para cá, o aumento de roubos de carros e a violência empregada pelos criminosos acenderam um alerta no investigadores.

De acordo com o delegado Rafael Patela, o trabalho de investigação permitiu a identificação de uma quadrilha na cidade com estrutura correspondente a uma célula criminosa que executava os crimes a mando de um presidiário da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Essa investigação resultou na Operação Doutorado, desencadeada pela Polícia Civil no último dia 21 de fevereiro.

Ainda conforme Patela, a investigação teve duração de quatro meses e no curso desse trabalho, um taxista acabou sendo vítima de latrocínio, ocasião em que foi identificada a participação de adolescentes no crime. O delegado também lembrou da importância da vítima registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para que a polícia tenha conhecimento dos fatos e também compareça para o reconhecimento dos bandidos.