GRUPO VIVER MULHER PROMOVE AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE DA MULHER

  • As palestras serão realizadas no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Grupo Viver Mulher, em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove ações voltadas para a saúde da mulher neste mês de março. Todos os eventos são abertos à comunidade em geral.

Dentre as temáticas aprofundadas pelo Grupo estão: pesquisas relacionadas à saúde da mulher, em seus diferentes ciclos de vida e em seus diversos papéis no ambiente social, cultural, ecossistêmico e de trabalho; e do recém-nascido, em vista de que se visualiza o binômio mãe/filho como seres indissociáveis.

Os objetivos são promover ações como projetos de extensão, capacitações, cursos, seminários, publicações, participação em eventos científicos; integrar o ensino da graduação com o ensino da pós-graduação, bem como integrar os diferentes trabalhadores inseridos nos diversos ambientes de trabalho, na proposta concreta de integração academia/serviços, com a premissa de integrar ensino, pesquisa e extensão.

As palestras serão realizadas no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, na Rua General Osório, nos dias:

11/03, às 17h - Aleitamento Materno: avanços e desafios, com a pediatra Arlinda Quesada Beck;

Às 18h - O significado do número de filhos para a multípara, com Deise de Oliveira Ribeiro da Escola de Enfermagem/Furg;

16/03, às 18h - Serviço Acolher HU-Furg/Ebserh, com a ginecologista e chefe da Unidade da Mulher, Tânia Fonseca;

25/03, às 18h - Prevenção do câncer colo uterino e de mama no Março Lilás, com o ginecologista Arnildo Hackenhaar.

Já a ação em comemoração aos cinco anos do Grupo de Gestantes, acontecerá no Partage Shopping, no dia 29/03, das 14h às 20h, com desenvolvimento das seguintes atividades:

14h às 20h - Exposição de fotos das participantes do Grupo de Gestantes;

16h às 17h - Roda de Conversa para troca de experiências sobre maternidade, mediada pelas coordenadoras do Grupo Viver Mulher e discentes de Enfermagem;

17h às 19h - Pintura no ventre materno;

17h às 18h - Aprendendo os princípios da Shantala em bebês: será realizada uma palestra por profissional capacitado em Shantala com o objetivo de instrumentalizar as gestantes e puérperas para utilização desse recurso no bebê;

18h às 19h - Aprendendo práticas integrativas e complementares de relaxamento na gestação;

19h às 20h - Encerramento das atividades com sorteio de brindes e divulgação das ações do Grupo Viver Mulher/FURG: Grupo/Curso de Gestantes e Grupo de Puérperas.