BOMBEIROS REGISTRAM AUMENTO NOS NÚMEROS DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO NOS PRIMEIROS MESES DO ANO

  • O comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) informou que no final de semana em que aconteceu o incêndio na Ilha do Leonídio foram registrados outros 40 casos intencionais de queimadas. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O número de ocorrências de incêndio em vegetação tem crescido consideravelmente nos primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. No último dia 28 de fevereiro, uma forte queimada atingiu a Ilha do Leonídio exigindo do Corpo de Bombeiros, voluntários da Defesa Civil e integrantes de brigadas de incêndio do distrito industrial cerca de 24 horas de trabalho intenso.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2019, foram registrados 20 casos, enquanto que neste ano foram atendidos 145 chamados, o que representa um aumento de 725%. Já em fevereiro do ano passado, foram 51 situações de queimadas e neste ano o número chegou a 168 ocorrências, causando um aumento de 329%. Além de trazer danos ao meio ambiente, os incêndios colocam em risco a vida e o patrimônio de quem mora nas proximidades.

Em nota divulgada na semana passada, o comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) informou que no final de semana em que aconteceu o incêndio na Ilha do Leonídio foram registrados outros 40 casos intencionais de queimadas. Essa constatação fica por conta dos indícios encontrados pelos militares nos locais onde aconteceram os combates. Por conta disso, a instituição convidou a população para atuar de forma ativa, evitando novos casos.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, o tempo seco, o vento natural da região e a falta de chuvas contribuíram para que os pequenos focos se transformassem em incêndios de grandes proporções. Em razão disso, o 3º BBM orienta que os proprietários de terrenos e sítios não coloquem fogo em lixo e providenciem o descarte dos materiais em locais adequados.