PETROBRAS E MODEC FECHAM ACORDO COM O EBR PARA CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS DA FPSO MV-32

  • O acordo demonstra a credibilidade que o estaleiro nortense possui, após a entrega de dois módulos para a FPSO Guanabara (MV-31), também da Modec, em janeiro deste ano. Foto: Divulgação/Ministério da Cidadania

Uma reunião da EBR com representantes da Petrobras e da Modec, na última sexta-feira (06), traz ânimo para a atividade naval no Rio Grande do Sul. O encontro definiu a contratação do estaleiro de São José do Norte pela empresa japonesa para a construção de quatro módulos da Plataforma FPSO Almirante Barroso (MV-32). As informações são do portal Click Petróleo e Gás.

O acordo demonstra a credibilidade que o estaleiro nortense possui, após a entrega de dois módulos para a FPSO Guanabara (MV-31), também da Modec, em janeiro deste ano. A operação, que teve início em 2019, gerou 950 empregos diretos para a região.

“Com a entrega dos módulos FPSO Guanabara (MV-31) dentro do prazo, com alta qualidade e atendendo os rigorosos padrões de segurança, a EBR assume uma posição de destaque para conquistar novos projetos”, afirmou o gerente comercial do EBR, Luiz Felipe Camargo, no início de fevereiro.

Para o deputado estadual Fábio Branco (MDB), o momento é oportuno para suscitar discussões por investimentos que aprimorem a atratividade do Polo Naval, como a dragagem no acesso ao Porto de São José do Norte.

“É importante que outras frentes, como o próprio Estado, possam se adiantar e dar protagonismo nesse processo. Com a ampliação do calado, podemos criar condições que permitiriam a atracação de plataformas. Em novembro, levantamos a sugestão ao governador Eduardo Leite, que avalia uma forma de viabilizar a dragagem”, disse o deputado.

A MV-32 será implantada no campo de Búzios, na região do pré-sal da Bacia de Santos. Com previsão para operar a partir de 2022, a estrutura terá capacidade de processamento de 150 mil barris de petróleo e 212 milhões de pés cúbicos de gás por dia.

Além do EBR, os estaleiros rio-grandinos do Grupo Ecovix e da QGI também apresentam alternativas para a recuperação de suas atividades. Em dezembro, a Ecovix voltou a estar apta para disputar licitações, após acordo de leniência firmado em novembro com o Governo Federal.

O assunto foi levado ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo então ministro da Cidadania, Osmar Terra, acompanhado do deputado Fábio. Já no mês passado, um segundo encontro, na presença do governador, reforçou a disposição da estatal na busca por soluções.

“Temos avaliado uma janela de oportunidades. Sem falsas expectativas, o que buscamos são vínculos para que o complexo atenda a nova modelagem da Petrobras”, comentou Branco.