PRIMEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO DE ESTÁTUAS VIVAS AGRADA O PÚBLICO RIO-GRANDINO

  • Devidamente caracterizados, eles tiveram a oportunidade de mostrar um trabalho pautado pela criatividade, experiência, performance e simpatia (Foto: Tiago Collares/PMRG)

O público que visitou o Cassino na tarde ensolarada de sábado (3) teve uma agradável surpresa. No coração do balneário, no Multipalco da Avenida Rio Grande, três artistas de rua disputaram os olhares de rio-grandinos e turistas de todas as idades.

Devidamente caracterizados, eles tiveram a oportunidade de mostrar um trabalho pautado pela criatividade, experiência, performance e simpatia na primeira edição do Concurso de Estátuas Vivas, realizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura.

O primeiro colocado da competição foi Denis de Oliveira, de Santos-SP. Conhecido como Denis Estátua, o artista é um dos pioneiros na arte das estátuas vivas no Brasil. “Eu faço estátuas vivas há mais de 20 anos. Antes, passei pelo circo e pelo teatro. Já rodei o país, com apresentações em mais de cem cidades, mas não me canso. Eu amo fazer isso aqui”, ressaltou, orgulhoso. No seu currículo, destacou participações em edições do Rock’n’Rio e no filme Xuxa em O mistério da Feiurinha.

Embora paulista, Denis disse ter uma ligação muito forte com Rio Grande. “Minha mãe é do sul e boa parte da minha infância passei nesta linda cidade. Retornar a Rio Grande depois de 20 anos é muito especial para mim. Ainda mais para fazer algo que tanto gosto”, disse. O artista aprovou a realização do concurso neste ano e espera novos contatos com o público rio-grandino em outras oportunidades. “Vocês estão de parabéns. Na Europa existe festivais muito grandes de estátuas vivas, na Argentina também. No Brasil, teve um em Curitiba uma vez, dois em Santos, mas nenhum conseguiu se firmar. Torço para que o concurso de Rio Grande cresça ano a ano, pois é muito bom para os artistas, para o turismo, para a economia, enfim, é bom para todo mundo”, finalizou.

Os segundos colocados, Francisco e Lucia, o Casal 20, como gostam de serem chamados, são de Pelotas e trabalham com arte de rua há quase 40 anos. Especificamente, com estátuas vivas mais de 10, atuando sempre juntos. Com a performance “Semeadores do amor”, ambos distribuem sementes de girassol para as pessoas com as quais interagem nas ruas.

“Nossa arte está a serviço de algo muito significativo, talvez, o que é mais importante e o que mais falta neste mundo: o amor. O amor próprio, entre as pessoas, entre os animais. Esse é o nosso propósito”, salientaram, destacando o carinho e a receptividade do público de Rio Grande. Os pelotenses se sentem tão à vontade no município, que possuem planos de morar na cidade daqui alguns anos. Dentre suas apresentações de maior destaque, está a participação no Programa do Ratinho, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 2014.

O Concurso de Estátuas Vivas faz parte do Verão Cultural 2018. Possui o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento, a parceria do Sesc/Fecomércio e da Universidade Federal do Rio Grande, além do apoio cultural do Porto do Rio Grande e da Claro/Net.

Assessoria de comunicação PMRG