MINUTA DO EDITAL DE LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO FOI DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

  • A licitação será realizada em lote único e o vencedor será aquela empresa ou consórcio que apresentar a menor tarifa

As informações constantes na minuta do edital de licitação das linhas do transporte coletivo foram debatidas ontem, em audiência pública realizada no Salão Nobre da prefeitura municipal. O encontro foi acompanhado por integrantes da comunidade e usuários do sistema que participaram com perguntas e fazendo o repasse de sugestões.

O secretário municipal de mobilidade urbana e acessibilidade, Júlio Martins, explicou todos os pontos do edital e a forma como o processo será conduzido. Desta vez, a licitação será realizada em lote único e o vencedor será aquela empresa ou consórcio que apresentar a menor tarifa.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo do município é composto por 31 linhas regulares, nove distritais e uma considerada como diferenciada. A cada mês, 116.765 passageiros utilizam o serviço e os veículos rodam mais de 752 mil quilômetros nesse período.

O edital, que tem previsão de lançamento na primeira quinzena de dezembro, prevê que 20% da frota seja equipada com ar condicionado e acrescida em cinco por cento a cada ano de vigência do contrato. Sistemas como o de bilhetagem eletrônica e videomonitoramento seguirão mantidos, além da acessibilidade que é assegurada para todos os veículos adquiridos zero quilômetro.

A minuta está disponível para consulta no site da prefeitura, no endereço www.riogrande.rs.gov.br.

 

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com