DATC APRESENTA ÔNIBUS EM HOMENAGEM ÀS MULHERES

  • Veículo foi reformado com recursos provenientes da publicidade realizada nas capas dos bancos

O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC) apresentou na tarde desta quarta-feira um ônibus em homenagem às mulheres. O veículo, que mistura tons de roxo e rosa, já faz parte da frota atual do departamento e foi reformado com recursos provenientes da publicidade realizada nas capas dos bancos.

Além da parte externa, o coletivo ganhou cortinas na cor lilás e novas proteções para as poltronas, que apresentam as logomarcas do cinquentenário da autarquia e dos 280 anos do município. A proposta da nova pintura é gerar uma experiência visual diferenciada, pois o ônibus fica roxo, quando exposto ao sol, e rosa na sombra.

Pensado em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, o veículo recebeu o nome de Guaraciaba Cardoso Silva, a primeira vereadora do município, após o período do Estado Novo. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 20 mil e a previsão é de que o coletivo entre em operação na linha Rio Grande – Porto Alegre a partir de amanhã.

Durante sua fala, o superintendente do DATC, Jorge Rafael Lopes, destacou a inexistência de dinheiro público na realização da reforma e fez referência para a política de inter-relação das secretarias, o que possibilitou a execução deste trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Lopes aproveitou o momento para agradecer aos familiares de Guaraciaba pela cedência do nome e espera que esta homenagem possa servir para que outras pessoas pesquisem e conheçam mais sobre a história desta rio-grandina.

20170802_140707A coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Maria de Lourdes Lose, também falou sobre a importância da homenagem e da contribuição para a disseminação da história de luta de Guaraciaba por todos os lugares onde o veículo circular.

Já o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, parabenizou a iniciativa de homenagear Guaraciaba e destacou o momento de comemoração dos 50 anos do departamento. O chefe do executivo também fez referência as demais homenagens já realizadas em outros veículos da frota, entre elas a de Jesus da Luz, que para ele representa uma forma de reconhecimento a todos aqueles que dedicam ou já dedicaram anos de trabalho para a autarquia.

As chaves do ônibus foram entregues simbolicamente a um dos servidores do departamento na presença de autoridades municipais, convidados e familiares da homenageada.

Saiba mais sobre Guaraciaba Cardoso Silva

Nascida em 24 de dezembro de 1914, ela aceitou o desafio de candidatar-se nas primeiras eleições democráticas, em 1947, e aos 33 anos tornou-se a primeira vereadora da cidade do Rio Grande pós Estado Novo. Enfermeira, casada e mãe de três filhos, Guaraciaba teve uma conduta firme, corajosa e pautada na defesa de seus ideais.

Sua passagem pela Câmara de Vereadores deixou evidente seu posicionamento na defesa da classe trabalhadora, além da manifestação de uma visão de igualdade de direitos entre homens e mulheres. Guaraciaba faleceu em Rio Grande, no dia 11 de setembro de 1966, aos 51 anos.

Texto e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com