ESTALEIRO RIO GRANDE VAI GERAR 700 EMPREGOS COM REPARO DE NAVIO DE PERFURAÇÃO

  • Os trabalhos devem durar cerca de 60 dias e, no pico da mobilização, devem ser gerados 700 empregos para a realização dos reparos. Foto: Divulgação/Ecovix

O Estaleiro Rio Grande dá início, nesta terça-feira (6), ao maior serviço de reparo desde a retomada das atividades navais, em 2021. O espaço, pertencente à Ecovix, recebeu o navio sonda ODN I, de propriedade da Ocyan, que fará sua primeira docagem para revisão geral nos sistemas, pintura, manutenção, serviços de tubulação, entre outros.

A embarcação, que será utilizada em um contrato pela Petrobras, pode operar em uma lâmina de água de até 3.048 metros e é capaz de perfurar poços de até 12.195 metros de profundidade. Os trabalhos devem durar cerca de 60 dias e, no pico da mobilização, devem ser gerados 700 empregos para a realização dos reparos.

"Estamos nos preparando há mais de três meses para a execução desse trabalho, uma vez que o ODN I nunca foi docado. O plano de picadeiros (berço que recebe o navio para docagem) foi preparado de maneira inédita", destacou o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila. Os serviços estão sendo realizados em parceria com a DockBrasil, que vem atuando desde 2021 ao lado do Estaleiro nos reparos.

Os trabalhadores interessados podem se inscrever pelo site da Ecovix, acessando a página http://www.ecovix.com/contato/ e clicando na opção "Cadastre seu currículo".

De olho na retomada do Polo Naval

Cada vez mais consolidado no setor de reparos de embarcações, o Estaleiro Rio Grande também observa os movimentos de retomada do setor, especialmente as perspectivas de investimentos no Polo Naval da cidade. No dia 29, a Ecovix recebeu a visita dos presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Transpetro, Sérgio Bacci, que participaram de encontros em Rio Grande.

Nas reuniões, foram discutidas ações para retomar as contratações de embarcações em estaleiros no Sul do Estado. "Ambos foram categóricos em afirmar que tem que ser com responsabilidade para que não ocorra, mais uma vez, um ciclo de remobilização da indústria naval e, daqui algum tempo, uma desmobilização, além das óbvias questões técnicas e comerciais que envolvem contratos dessa magnitude", avaliou Ricardo Ávila.

O diretor operacional da Ecovix destacou que a empresa acompanha as oportunidades de mercado e que possui ampla expertise para diversas atividades no setor. "Temos profissionais altamente qualificados, capazes de atender demandas complexas, além de contribuir para gerar novos empregos e promover desenvolvimento para Rio Grande e toda a região".

Assessoria de comunicação Ecovix