CONSULTA POPULAR INICIOU HOJE E SEGUE ATÉ QUINTA-FEIRA

  • A participação garante à comunidade a chance de ver realizados projetos considerados de extrema importância

Definir onde serão investidos parte dos recursos do estado no próximo ano: esse é o principal objetivo da Consulta Popular que acontece de hoje até a próxima quinta-feira em todos os municípios do estado. Em Rio Grande, os pontos de votação estão distribuídos no gabinete do prefeito, nas escolas municipais Helena Small, Wanda Rocha e Santana, nas Unidades Básicas de Saúde da Família e no largo Dr. Pio.

Neste último local, policiais militares estão mobilizando a população para a escolha dos projetos elencados nas assembleias microrregionais e para a comunidade rio-grandina, as prioridades desta edição são segurança pública, saúde e educação. A Brigada Militar disponibiliza, ainda, mais quatro locais para votação: na Rua Júlio de Castilhos, 315, no balneário Cassino; na Rua 24 de Maio esquina com a Senador Corrêa; na Avenida Presidente Vargas, 608; e na Avenida Honório Bicalho, 20.

De acordo com o comandante do policiamento comunitário e delegado do município junto ao Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul), tenente Marcelo Azevedo, o município precisa contabilizar 2.302 votos, número mínimo para garantir junto ao Conselho o repasse de recursos. Ainda segundo ele, a prioridade mais votada receberá o montante de R$ 700 mil, valor que será investido na melhoria dos serviços prestados.

Nas primeiras horas da manhã, o ponto localizado na entrada do Calçadão recebeu um bom número de pessoas e os militares devem permanecer até quinta-feira, no período das 09h às 17h. Para Azevedo, a primeira avaliação do processo de votação é bastante positiva e a participação garante à comunidade a chance de ver realizados projetos considerados de extrema importância.

Para votar é obrigatório portar o título de eleitor. Estão habilitados a realizar a escolha apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos programas ou ações constantes na cédula de votação.

Aos 82 anos, Eloir Mattos foi uma das pessoas que compareceu e elegeu suas prioridades. Ela elogiou a ideia de disponibilização de um local na entrada do Calçadão para esta finalidade e disse que a comunidade poderia auxiliar mais na mobilização das pessoas para participar da escolha. A aposentada, moradora do bairro Miguel de Castro Moreira, comentou sobre a necessidade de se investir mais em segurança e a Consulta Popular é mais uma opção para tentar mudar a situação atual.

Quem também votou foi o aposentado Paulo Ávila Corrêa. Aos 71 anos, ele contou que sempre participa e mantém a mesma escolha. Quando questionado sobre a situação da segurança pública, Corrêa avaliou de um modo geral como delicada e disse que a solução está no engajamento da população na busca por recursos, como estes disponibilizados pelo governo.

A votação também pode ser realizada pela internet, através do site www.vota.rs.gov.br.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com