ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE, JÚLIO MARTINS

  • O titular da pasta fez um balanço dos primeiros seis meses de trabalho e falou sobre futuros projetos viários

De acordo com dados do Detran-RS, Rio Grande possui em 2017 uma frota de 115.954 veículos. Os números foram gerados no mês de junho deste ano e representam um crescimento de 83% em relação à 2007, quando foram contabilizados no município 63.159 automóveis.

O desenvolvimento econômico trazido pela indústria naval, contribuiu consideravelmente para esse aumento, no entanto as ruas e avenidas da cidade permaneceram as mesmas e hoje os motoristas enfrentam sérios problemas de trafegabilidade, principalmente nos horários de pico. Tentando modificar o panorama apresentado, as gestões que passaram neste intervalo de tempo colocaram em prática diversas medidas, mas mesmo assim dirigir em Rio Grande continua sendo um desafio.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) tem à frente o ex-vereador e advogado rio-grandino, Júlio Martins. Ele e sua equipe possuem o desafio de buscar solucionar as demandas e promover as mudanças necessárias para a melhoria da convivência no trânsito local.

Foi com o objetivo de saber o que vem sendo feito nesse sentido que nossa equipe esteve na sede da SMMUA conversando com o titular da pasta. Além de fazer um balanço dos primeiros seis meses de trabalho, Martins falou sobre futuros projetos viários, a tentativa de municipalização do trecho da ERS 734, entre outros pontos referentes ao tema. A entrevista em áudio pode ser ouvida clicando aqui.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Foto: Marcos Jatahy

rodrigo@papareianews.com