PROJETO APOSTA NA PRESERVAÇÃO DAS PARADAS DE ÔNIBUS POR MEIO DA ARTE

  • Neste primeiro momento, serão disponibilizadas para as intervenções artísticas 100 paradas

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) gasta, aproximadamente, 100 mil reais por ano para realizar ações de reparos e recolocações de paradas de ônibus no município. Pensando na preservação do patrimônio, a prefeitura lançou ontem o edital do projeto Arte na Parada que tem como objetivo selecionar propostas de pintura ou grafite para os abrigos do transporte coletivo.

Neste primeiro momento, serão disponibilizadas para as intervenções artísticas 100 paradas e os trabalhos deverão contemplar o tema 280 anos da cidade do Rio Grande. A escolha dos vencedores se dará mediante a análise das propostas por uma comissão que estará baseada nos critérios Qualidade, Consistência Artística, Originalidade, Criatividade e Visibilidade Técnica.

Conforme o cronograma, as ideias vencedoras serão divulgadas no dia 11 de setembro e os artistas deverão começar a executar a pintura dos pontos no dia 20 de setembro. Cada projeto selecionado receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 350,00.

O secretário de mobilidade urbana, Júlio Martins, disse que o investimento com a ação representa menos de 5% do que o executivo gasta na aquisição de abrigos novos, além de ser uma aposta na arte, cultura e educação. A reunião contou também com a presença do secretário municipal de cultura, Ricardo Freitas, que comentou sobre o respeito que este tipo de arte tem no município e nos demais centros urbanos, o que deve contribuir para fortalecer as relações de pertencimento da população com a cidade.

Outras informações e o edital completo do projeto podem ser acessados diretamente no site da Secretaria da Cultura (SeCult).

Texto: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação Metal Eletro Pó

rodrigo@papareianews.com