PROCURA PELA ANCHOVA ASSADA SUPERA AS EXPECTATIVAS DA ORGANIZAÇÃO DO FESTIMAR

  • O tempo de preparo do peixe é de exatamente 30 minutos e cada fogo de chão tem capacidade para assar até cem unidades de forma simultânea. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Consolidada como uma das principais opções gastronômicas de festas e eventos de Rio Grande, a anchova assada na brasa superou as expectativas da organização do Festimar. O prato está sendo servido desde o dia 30 de março para o almoço e jantar tanto no Mercado Público como no Pátio Barracão, mas teve seu consumo intensificado nos últimos dias em razão da Semana Santa.

De acordo com o coordenador do Núcleo da Anchova do Centro Histórico, Fernando Mascarenhas, são comercializadas por dia uma média de 850 unidades, as quais vão acompanhadas de pão, vinagrete e limão. Para atender a demanda, a organização do Festival adquiriu oito toneladas do pescado que tem como temperos apenas a adição de sal e pimenta calabresa seca.

20230408_203612O tempo de preparo do peixe é de exatamente 30 minutos e cada fogo de chão tem capacidade para assar até cem unidades de forma simultânea. Para servir diariamente as anchovas a partir das 11h30, Fernando explicou que o fogo é preparado sempre com uma hora de antecedência e no período da noite, como ainda existem brasas, a exigência é menor e o tempo diminui para meia hora.

A boa procura por parte da comunidade fez com que a organização estendesse a comercialização do prato até a noite de amanhã (9), Domingo de Páscoa, e último dia do evento. Uma diferença da anchova servida no Festimar é a ausência de farofa nos acompanhamentos e a explicação, segundo Fernando, está na maior quantidade de ingredientes que compõem o vinagrete.

A anchova pode ser adquirida ao valor de R$ 30 e aqueles que optarem por consumir no local têm à disposição uma área montada especialmente para degustar o pescado às margens da Lagoa dos Patos. Os alimentos preparados durante o dia e que não são comercializados são repassados à Defesa Civil que faz a distribuição para entidades assistenciais ou pessoas em situação de rua.