FAROL DO CHUÍ É TEMA DE SELO POSTAL QUE SERÁ LANÇADO NESTA SEGUNDA (29)

  • O farol às margens do Arroio Chuí foi inaugurado há 103 anos e conta com uma lente que proporciona um alcance luminoso de cerca de 85 quilômetros. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

O farol mais ao sul do território do país, próximo à fronteira com o Uruguai, se tornou tema de selo junto a outros sete monumentos que compõem as estampas da emissão postal especial Faróis Brasileiros. Os Correios promovem o lançamento das peças na próxima segunda-feira (29). No Rio Grande do Sul, a cerimônia acontece às 14h30min, junto ao Farol do Chuí, em Santa Vitória do Palmar. Representantes da Marinha e do município devem participar do evento, quando ocorre a primeira obliteração com o carimbo confeccionado especialmente para a data.

O farol às margens do Arroio Chuí foi inaugurado há 103 anos e conta com uma lente que proporciona um alcance luminoso de cerca de 85 quilômetros. Ele também funciona como radiofarol, emitindo sinais de rádio para orientar a navegação. A estampa do selo que homenageia o Farol do Chuí mostra a torre em branco e vermelho e ainda destaca dois flamingos, em alusão aos animais encontrados na reserva ecológica do Taim, que fica nas proximidades.

Além do monumento gaúcho, também estampam os selos o Farol de Santa Marta, localizado em Santa Catarina, e outros seis faróis brasileiros: dois da região Norte, dois do Nordeste e dois do Sudeste. Todos foram ilustrados por Gustavo Ramos para esta emissão especial. Em breve, os selos estarão disponíveis nas principais agências do Brasil e na loja virtual dos Correios: shopping.correios.com.br.

"De uma perspectiva mais abrangente, mais do que um auxílio à navegação, os faróis também podem representar parte da memória de uma nação, da cultura de um país, das tradições de um povo, e da evolução arquitetônica de uma época, razões que justificam a sua preservação como patrimônio histórico e cultural a ser legado às gerações futuras. A representação desses monumentos pela arte filatélica é uma expressiva contribuição para perenizar o registro desse patrimônio, e contribuir para o desenvolvimento da consciência marítima nacional", afirmou o hidrógrafo Alberto Piovesana Júnior, que assina o texto do edital da emissão postal.

Assessoria de comunicação Correios