5° DN REALIZARÁ CERIMÔNIA ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ

  • A escolha da data 29 de maio decorre do cessar-fogo da primeira guerra entre árabes e israelenses, no contexto da independência de Israel, em 1948, quando o Conselho de Segurança da ONU autorizou o estabelecimento da primeira Operação de Manutenção da Paz. Foto: Divulgação/5° DN

Na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, às 11h, o Comando do 5º Distrito Naval (DN), realizará uma cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. Na ocasião, estarão presentes os militares que participaram de missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e que, atualmente, servem nas Organizações Militares subordinadas ao 5º DN.

Além dos militares, a cerimônia contará com a presença do Grupo Escoteiros do Mar Riachuelo, dos alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre e dos integrantes do projeto “Amiguinhos da Marinha” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia.

Desde 1933, a Marinha do Brasil vem atuando em acordos de cessar fogo e paz em diversas missões da ONU. Podendo-se destacar entre àquelas em que houve desdobramento efetivo de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, as Operações no Haiti e no Líbano.

A escolha da data 29 de maio decorre do cessar-fogo da primeira guerra entre árabes e israelenses, no contexto da independência de Israel, em 1948, quando o Conselho de Segurança da ONU autorizou o estabelecimento da primeira Operação de Manutenção da Paz.

Assessoria de comunicação 5° Distrito Naval