GEIV DA FAB REALIZA INSPEÇÕES NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE PELOTAS

  • Uma das passagens em Pelotas foi registrada em vídeo por um entusiasta da área da aviação. Foto: Divulgação/Alex Santos

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a cidade de Pelotas, mais especificamente a região do aeroporto internacional João Simões Lopes Neto, foi sobrevoada por um avião que realizou uma série de procedimentos e alguns deles bem baixos, que deixaram as pessoas intrigadas. O jato de pequeno porte, semelhante a um avião particular, passou inúmeras vezes no local e realizou manobras chamadas de arremetidas.

A aeronave pertence ao chamado Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião em questão, um Embraer Legacy 500, é considerado um laboratório e conta com equipamentos que são utilizados para a aferição de diversos pontos de segurança dos aeroportos.

De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o GEIV tem como missão aferir a eficácia dos sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro. A inspeção de voo no Brasil iniciou em 1956 e foi evoluindo ao longo do tempo.

O GEIV é conhecido como os olhos e os ouvidos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e sua base operacional está localizada no Rio de Janeiro, porém os militares realizam missões em todo o território nacional. Atualmente, a frota operacional do Grupo é composta por oito aviões, sendo quatro Legacy 500 e outros quatro Hawker 800.

Dê o play no vídeo abaixo e assista a reportagem produzida pelo canal Aero Por Trás da Aviação com o GEIV, no Rio de Janeiro.