DOMINGO DE HOMENAGENS A SÃO CRISTÓVÃO

  • Imagem de São Cristóvão percorreu as ruas da cidade em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros

A manhã ensolarada deste domingo foi o convite perfeito para que os motoristas participassem da 30ª edição da procissão em homenagem a São Cristóvão. A programação do dia teve início com uma missa, celebrada na igreja do Educandário Coração de Maria pelo bispo emérito do Rio Grande, Dom José Mário Stroeher.

Enquanto isso, do lado de fora, na Avenida Presidente Vargas, uma extensa fila de carros, motos, ônibus e caminhões aguardava para percorrer as principais ruas e avenidas da cidade. Às 10h20, fieis conduziram a imagem do padroeiro dos motoristas até o caminhão do Corpo de Bombeiros e a procissão foi iniciada.

Na zona portuária, os motoristas utilizaram boa parte da Avenida Honório Bicalho para fazer o tradicional zigue-zague e ao longo do trajeto, pessoas acompanhavam das janelas e calçadas a passagem dos veículos. Antes mesmo de chegar na metade do caminho, a movimentação na paróquia São José Operário era bastante significativa e a estrutura para a benção dos condutores já estava preparada.

Cleto Longaray foi um dos motoristas que aproveitou o momento para agradecer e renovar os pedidos de proteção na estrada. Caminhoneiro há 21 anos, ele disse que participar da procissão é uma forma de pedir forças para dar sequência na rotina profissional.

Longaray comentou sobre a forma como os motoristas dirigem nas estradas e sustentou que é necessário haver uma conduta harmônica no trânsito. “A gente vê de tudo no trecho. Por isso, quando estou dirigindo o meu caminhão, procuro ter muito respeito com quem está ao meu redor” e completou: “Trato todos como se fossem da minha família”.

DSC_6674Por utilizar constantemente a BR 116 no transporte de cargas, Cleto espera pela conclusão da duplicação da rodovia, alegando que será fundamental para melhorar a segurança dos condutores. “Essa estrada não oferece nenhuma condição, não tem acostamento e o pedágio está muito caro. Com a conclusão da obra, teremos mais tranquilidade e segurança para dirigir”, concluiu.

Para o padre Rafael Colvara, ao celebrar o dia de São Cristóvão, os motoristas precisam entender a importância de dirigir com responsabilidade, evitar o excesso de velocidade para chegar em segurança ao convívio dos familiares. “Ao pedir a bênção, nos comprometemos em sermos mais prudentes no trânsito e assim contribuirmos para a diminuição dos acidentes que cotidianamente alimentam as estatísticas”, explicou o religioso.

Comemorações tiveram início no meio da semana

De acordo com o padre Nedir Piovesan, responsável pela paróquia São José Operário, a semana de comemorações começou na última quarta-feira com a realização de uma missa na sede do Sindicam. No mesmo dia, houve o início do tríduo com atividades religiosas diversas.

Na quinta-feira, aconteceu uma missa em um posto de combustíveis do Distrito Industrial e no período da noite carteiras de habilitação e chaves de veículos foram abençoadas. Na sexta-feira, uma terceira missa foi celebrada em um posto do Parque Marinha e à noite um grupo de agentes de trânsito, que representou os motoristas rio-grandinos, recebeu a benção no interior da paróquia.

Ontem à tarde foi organizada uma missa campal, seguida de um passeio ciclístico que contou, ainda, com o sorteio de uma bicicleta. Na oportunidade, foi comemorado, também, o aniversário de 28 anos do Grupo de Jovens Novo Amanhã.

Neste domingo, além da programação do período da manhã, aconteceu na sede da paróquia o tradicional churrasco dos motoristas, cujos ingressos foram adquiridos pelo valor unitário de R$ 25,00.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com