BRASKEM ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE RIO GRANDE

  • A Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita foi fundada em 2012 e é composta por 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fotos: Divulgação/Braskem

O grupo de sócias cooperadas da Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita, da zona oeste de Rio Grande, agora tem melhores condições para desenvolver sua atividade com a seleção no 1º Edital Projetos que Transformam, da Braskem. Integrada em sua maioria por mulheres negras moradoras da periferia, com idades entre 18 e 65 anos, a cooperativa receberá um investimento total de R$ 79.105,00 para desenvolver o projeto Reciclando Gerando Trabalho e Renda, iniciativa que foi contemplada pela Braskem.

As oficinas sobre cooperativismo, gestão social do cooperativismo, monitoramento e avaliação do fluxo produtivo já começaram. E na próxima quarta-feira (05), será a vez de receber os equipamentos, também previstos no projeto, entre os quais uma balança com capacidade 1 tonelada, uma fragmentadora de papel industrial, oito carrinhos-suporte para bag e uma empilhadeira semi-elétrica manual.

Projeto Reciclando e Gerando Trabalho e Renda - Rio Grande (5)De acordo com Lúcia Nobre, integrante do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade Federal de Rio Grande, entidade parceira do Reciclando Gerando Trabalho e Renda, essas iniciativas irão proporcionar mais oportunidades de geração de renda e inclusão para as cooperadas. “A Braskem sempre busca ampliar seu olhar para as comunidades onde atua, colaborando para o seu crescimento sustentável e contribuindo para a inclusão social por meio de mais possibilidades de trabalho e renda. O nosso compromisso com as gerações futuras começa agora, atuando de forma intensa na melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental com equipamentos para melhoria da produtividade e qualidade do material reciclado”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Daniel Fleischer.

 

 

A Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita foi fundada em 2012 e é composta por 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São catadores de materiais recicláveis e um grupo composto pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Gestão de Projetos, Emprego e Renda e Assistência Social, e a Universidade Federal do Rio Grande atua para melhorar as condições de trabalho e ampliar sua participação no Programa Coleta Seletiva Solidária.

 

 

Selecionados

 

Além da Cooperativa Santa Rita, o 1º Edital Projetos que Transformam, da Braskem, selecionou outras duas iniciativas no Rio Grande do Sul. Notas das Quebradas, da Central Única das Favelas, onde são beneficiadas 50 crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, de famílias em situação de vulnerabilidade, oriundos de escolas públicas e particulares (condicionado ao recebimento de 100% de bolsa de estudo), moradoras de Montenegro. O projeto consiste em aulas de música com o objetivo de promover cidadania, autoestima, autonomia, o respeito às diferenças, comunicação não-violenta, fortalecimento do vínculo familiar, e auxílio na melhora do rendimento e no desenvolvimento da coordenação motora.

 

Também foi selecionado o projeto Costurando Habilidades, desenvolvido pela Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica), de Montenegro. O projeto prevê a realização de um curso de corte e costura para mulheres da periferia de Montenegro. O projeto visa atender 20 mulheres, propiciando capacitação em costura para produção de vestuário para uso próprio e para venda, a partir de retalhos doados. São mulheres entre 18 e 60 anos de bairros da periferia de Montenegro, em situação de vulnerabilidade, sem emprego ou com renda incerta, que dependem de auxílios sociais.

Assessoria de comunicação Braskem