FESTIMAR INICIA EM RIO GRANDE E EM SÃO JOSÉ DO NORTE

  • Festival segue até o próximo dia 9 de abril com diversas atrações em variados pontos da cidade e de São José do Norte. Fotos: Marcos Jatahy/Festimar

Com diversas atrações de gastronomia, cultura e esporte, o Festimar iniciou por volta das 09h desta quinta-feira (30) com “aulão de dança” na Arena Sesc, no Centro Histórico, e a programação fixa conta com diversas atrações do Sesc Rio Grande, parceiro do evento. Os shoppings Praça Rio Grande e Partage apresentam exposições que retratam arte, cultura, história e memórias e seguem até o dia 9 de abril.

Centro Histórico

Diariamente no período do Festival, o público pode realizar a visitação ao Museu da Cidade, Exposição de artesanato no Mercado Público, Recreação SESC, Passeios de Escuna e Anchova Assada no almoço e janta no Centro Histórico do Rio Grande.

CENTRO HISTORICO 30.03.2023 Marcos Jathay (15)Nesta quinta-feira (30), marcando o início do Festimar, ocorreu o Festimar Solidário, com o “Tricotaço”, em parceria com o SESC. Este faz parte de um projeto que tem como resultado formar cobertores que serão doados para instituições carentes e acontece em parceria com o Grupo Maturidade Ativa. O momento também contou com atendimentos de saúde do Senac para o público presente.

O Gerente de Unidade Operacional do Sesc Rio Grande, André Miki, contou que espera fazer mais encontros como este e mostrar para a sociedade o valor das instituições sociais. “Essas organizações do 3º setor contribuem com uma sociedade melhor, seja ela trabalhando com idosos, crianças, comunidades terapêuticas e recuperação da drogadição”, ressaltou.

A programação desta quinta-feira encerrou na noite com o show da banda “Bando de Coirana” que animou o público com o melhor do forró.

Pátio Barracão

No Balneário Cassino, a noite foi animada pelo “sertanejo de boteco” e com o show de Camila & Eduardo. A atração gastronômica no local é a tradicional anchova assada, que faz parte da programação fixa, diariamente durante o período do Festival, das 18h30 às 23h.

Programação de sexta-feira, 31 de março

Nesta sexta-feira, 31 de março, a programação do Centro Histórico terá atrações musicais a partir das 11h30 e o Encontro da Longevidade, organizado pelo Sesc/Fecomércio, das 14h às 17h. O momento conta com a apresentação do Grupo Vocal Maturidade Ativa Sesc, regido pelo músico Marcelo Antiqueira Vaz, a partir das 14h, prática de dança circular com a prof. Gisele Rodrigues, a partir das 15h e Baile de Idosos, a partir das 16h.

CENTRO HISTORICO 30.03.2023 Marcos Jathay (17)A Secretaria de Município da Educação, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, preparou uma programação especial para o Festimar com atividades e oficinas voltadas à inclusão que acontecerão no Sindicato Rural do Rio Grande. Na sexta-feira, 31, das 9h às 17h, os visitantes poderão conhecer o interior do Ônibus Laboratório de Ciências e Biblioteca Móvel - SMED.

Às 13h, no Espaço SMEd, haverá exposição sobre representatividade Feminina e jogos inclusivos. A parte das 14h, mais atividades serão realizadas, como o Dia D da Inclusão da SMED-RG, atividades de Paradesporto (das 14h às 16h), intervenção assistida por animais, Hora do Conto às 14h e 16h e uma Oficina Sensorial das 15h às 17h.

No Pátio Barracão, serão muitas atrações musicais e a anchova assada no almoço, das 11h30 às 15h e janta das 18h30 às 23h (finais de semana, feriado e véspera de feriado até às 24h). Além disso, nesta sexta-feira, às 20h30, ocorre o 1ª Torneio de Xadrez e Damas Festimar, no Ginásio Esportivo da AFM – Grêmio Ball.

São José do Norte

Na cidade de São José do Norte, começa amanhã (31) o Rodeio do CTG Barreira o Norte, que vai até o dia 02 de abril. O rodeio faz parte da programação do Festimar na cidade e acontece no Centro de Tradições Gaúchas Barreira do Norte, no quilômetro dois da BR 101.

Tradicional na região, o evento tem como lema “Tradicionalismo sem barreiras” e conta com provas campeiras como tiro de laço, prova de rédeas, laço em vaca parada, entre outras. As atividades do evento vão além das competições e incluem atrações como tertúlia, apresentações artísticas, invernada artística e fandangos, com presença do grupo JJSV, Grupo Bailaço, Grupo Jeito de Galpão, Portal 4 e Grupo Estação Fandangueira, além da Missa Crioula.

Os ingressos para o evento custam R$15,00 e podem ser comprados na porteira do local. A entrada é gratuita para crianças de até 10 anos. No domingo, 02, todos têm direito à entrada gratuita a partir das 12h.

A programação completa pode ser acessada diretamente no site do Festimar: https://festimar.com.br/eventos/

Assessoria de comunicação Festimar