EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA FESTA DO MAR TERÁ A CURADORIA DO MUSEU DA CIDADE, NO PRAÇA SHOPPING

  • Aninha, ao centro da foto, foi rainha da oitava edição da Festa do Mar, realizada no ano de 2001. Foto: Acervo/Aninha Pires

O Praça Shopping será palco para as exposições de arte que integram a programação oficial da Festimar e, uma delas, em especial, mexerá com as lembranças e trará muita nostalgia aos Rio-grandinos: “Memórias da Festa do Mar”, com organização e curadoria do Museu da Cidade do Rio Grande.

A mostra reunirá os momentos marcantes de 16 edições da tradicional festa, através de fotografias e cartazes preservados pelo Museu da Cidade, como o show flutuante da Família Lima na Lagoa dos Patos e das multidões que lotavam a beira do cais do Porto Velho.

“Esse acervo está todo guardado no Museu da Cidade, preservado com muita tecnologia e atenção dos nossos colaboradores. Em mais uma ação popular do Museu, estamos mostrando um pouco da história que tanto nos alegra e as boas recordações que nos trazem a saudosa Festa do Mar. Agradecemos ao Praça Shopping pelo espaço cedido, e esperamos que a população conheça e se encante com um acervo precioso que é parte da cidade”, destacou Lauro Barcellos, diretor do Museu da Cidade.

A corte da Festa do Mar era um show a parte, e os deslumbrantes vestidos das Rainhas e Princesas de oito edições estarão a mostra na exposição. Serão 16 relíquias das festas de 1992, 1993, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2005, todas catalogadas e expostas em manequins.

Aninha Pires, Rainha da 8ª Festa do Mar, fala sobre a expectativa em rever o vestido usado por ela em 2001: “É impossível a Festimar não remeter à alegria e ao espírito de festa que tínhamos com a Festa do Mar. Fico muito feliz em saber que o Praça Shopping estará apresentando essa exposição, com vestidos das cortes. Tive a oportunidade de ser Rainha e estou ansiosa para recordar essa história, que é parte da minha vida e da memória de todos os Rio-grandinos”.

O Festival do Mar - Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte, em parceria com a Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte.

Assessoria de comunicação Praça Shopping