JORNALISTA KLÉCIO SANTOS PALESTRA PARA ALUNOS DA ESCOLA SANT’ANA NO PRAÇA SHOPPING

  • Antes do lançamento do livro, realizado em 2021, o autor Klécio distribuiu exemplares para as escolas municipais da cidade. Foto: Divulgação

O Praça Rio Grande servirá de espaço para uma aula aberta inusitada aos alunos da E.M.E.F. Sant’Ana, nesta segunda-feira (20). Na ocasião, o jornalista Klécio Santos apresentará o livro “Sonhos de Pedra – A história de construção dos Molhes”, que retrata a construção do principal símbolo e ponto turístico de Rio Grande.

A ação educativa é idealizada pela direção da escola e reunirá cerca de 670 alunos, do ensino infantil ao 9º ano, que aprenderão de forma leve e informal sobre a construção de uma das maiores obras da engenharia marítima do mundo, além de curiosidades e episódios históricos como as visitas imperiais à cidade.

Antes do lançamento do livro, realizado em 2021, o autor Klécio distribuiu exemplares para as escolas municipais da cidade. Na ocasião, a diretora da Escola Sant’Ana, Denise Lopes, ficou motivada com as histórias narradas no livro jornalístico e desenvolveu um projeto de apresentar o estudo especial a todos os alunos.

“Este momento marca o ponto de partida de um trabalho pedagógico interdisciplinar, que tem como objetivo pesquisar a identidade do rio-grandino, e a construção dos Molhes será o nosso fio condutor. A escola agradece ao jornalista Klécio pela pesquisa que embasará o pedagógico da Escola, em um programa curricular que começou em 2022, bem como a sua disposição em estar conosco”, agradeceu a diretora da escola, Denise Lopes.

O livro contou com três anos de uma intensa pesquisa realizada pelo jornalista Klécio Santos, e inclui fotos, cartões postais e documentos raros. Lançado em 2021, já teve mais de três mil exemplares vendidos, com edições em português e inglês.

“Sempre uso uma citação que diz que ‘escrever é trazer à tona histórias que estavam submersas’, e o livro cumpre esse papel: transportar os leitores para as cenas dos acontecimentos. Os Molhes da Barra são muito mais do que um cartão-postal da cidade”, enfatizou Klécio. “O livro já está com duas edições esgotadas, mas saber que inspirou todo o material didático de uma escola com 700 alunos, é um reconhecimento que eu não imaginava. Estar aqui, de volta, é uma forma de agradecer”, destacou o autor.

Klécio Santos é porto-alegrense, mas criado em Rio Grande. Graduado em Jornalismo, começou a carreira no Jornal Agora, principal jornal impresso da cidade. Também trabalhou nos jornais Diário Popular e Diário da Manhã, de Pelotas, e os estaduais Correio do Povo, Diário Catarinense e Zero Hora, onde foi editor-chefe da sucursal multimídia e executivo do Grupo RBS.

Em 2009, Klécio Santos recebeu uma distinção no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com a reportagem “Na Mira dos Arapongas”, que falava sobre a vida do ex-presidente João Goulart no exílio. Em 2017, foi patrono da Feira do Livro de Pelotas.

Na área literária, é autor de livros que destacam a cultura da cidade de Pelotas, como “Sete de Abril – o Teatro do Imperador”, “O Reino das Sombras – Palcos, Salões e o Cinema em Pelotas”, “Mercado Central – Pelotas 1846 – 2014” e “Bibliotheca Pública Pelotense”, além de assinar o posfácio da primeira versão de “A Família Marimbondo”, de João Simões Lopes Neto.

O Praça Rio Grande Shopping orgulha-se em receber esse grande nome da literatura e do jornalismo, e participar de um momento especial na educação de crianças e adolescentes da nossa cidade.

Assessoria de comunicação Praça Shopping