VIGILÂNCIA SANITÁRIA JÁ ESTÁ PREPARADA PARA ATUAR NA FEIRA DO PEIXE DE PELOTAS

  • A Prefeitura de Pelotas está se organizando para que 50 bancas, instaladas no Centro e nos bairros, levem o produto para pontos de fácil acesso da população. Fotos: Michel Corvello/PMPel

A 10ª edição da Feira Municipal do Peixe está confirmada para o período de 3 a 9 de abril, durante a Semana Santa, quando o consumo do pescado é tradicional. A Prefeitura de Pelotas está se organizando para que 50 bancas, instaladas no Centro e nos bairros, levem o produto para pontos de fácil acesso da população.

A listagem de endereços dos locais de vendas deverá ser finalizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pelas feiras na cidade, nos próximos dias. Simultaneamente, a Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, prepara a equipe para atuar na fiscalização, com a finalidade de garantir o bem-estar dos consumidores.

“Uma série de recomendações já foi elaborada, que vão desde a aparência do pescado até a conservação e as regras que o pescador feirante deve seguir. O objetivo é que a população adquira o peixe saudável, que não venha a causar complicações à saúde após a ingestão”, observou o chefe de departamento da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro Jorge Júnior.

Atenção às características do pescado

WhatsApp Image 2023-03-14 at 17.54.46- A pele do pescado deve estar brilhante e seu muco, se houver, deve ser translúcido;

- A carne do peixe, caso opte por comprar filés, deve estar bem firme e elástica.

- Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes;

- As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele;

- As brânquias são sempre avermelhadas, com tons de rosa ou vinho escuro;

- O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Condições para adquirir e armazenar

- Pescados comercializados frescos devem ser mantidos em gelo, com temperatura de -1 a 3°C;

- Pescados comercializados resfriados devem ser mantidos em temperatura no máximo a 3°C ou conforme especificação do fabricante;

- Pescados comercializados congelados devem ser mantidos em temperatura no máximo -12°C ou conforme especificação do fabricante.

WhatsApp Image 2023-03-14 at 17.54.59De acordo com a Vigilância Sanitária, é muito importante que as temperaturas recomendadas para a correta manutenção do pescado sejam respeitadas e controladas regularmente pelos vendedores.

A Vigilância alerta, também, que a conservação do sabor, aroma e qualidade do peixe depende, além da aquisição do produto em condições ideais, do cuidado com o armazenamento do alimento quando chegar em casa.

- Para guardar em casa, os pescados refrigerados devem ser mantidos em temperatura de 2°C, enquanto os congelados devem permanecer no freezer e descongelados na geladeira quando forem ser usados;

- Um peixe descongelado jamais deve ser congelado novamente, pois essa prática prejudica sua qualidade e sabor.

Regras para as bancas e vendedores

- As bancas devem estar limpas e organizadas;

- Os vendedores devem estar uniformizados e com rede de proteção nos cabelos;

- Mulheres sem esmalte nas unhas, unhas limpas, sem brincos e colares;

- Homens de barba aparada;

- Quem mexe com dinheiro não deve lidar nos pescados;

- Recomendação para que seja oferecido álcool gel 70%, sendo colocado à disposição dos consumidores. Muito importante que as temperaturas recomendadas para a correta manutenção do pescado sejam respeitadas e controladas regularmente pelos vendedores.

Assessoria de comunicação PMPel