HU-FURG É BENEFICIADO COM RECURSOS DE EMENDA PARLAMENTAR DE R$ 500 MIL

  • Com o recurso, será possível modernizar a unidade, pois os atuais equipamentos estão ficando obsoletos e desgastados pelos mais de 10 anos de uso. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, destinada à modernização da Clínica Pediátrica. A emenda foi indicação do deputado federal, Alexandre Lindenmeyer e a solenidade de entrega foi realizada no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), na manhã deste sábado (11).

A Clínica Pediátrica possui 19 leitos, com média mensal de 47 internações, e trabalha de forma referenciada, recebendo pacientes para internação encaminhados pela Rede Básica de Saúde, da Microrregião Litoral Lagunar no Rio Grande do Sul (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí). Além disso, recebe pacientes de Pelotas, Camaquã, Jaguarão, Arroio Grande, Tavares, Turuçu e outras localidades.

Com o recurso, será possível modernizar a unidade, pois os atuais equipamentos estão ficando obsoletos e desgastados pelos mais de 10 anos de uso. Os berços, camas infantis, carrinhos de emergência e demais equipamentos passam por manutenções constantes, porém, em alguns casos, não há mais peças disponíveis para substituição.

Durante a solenidade, o deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, destacou a relevância da atuação do HU e a continuidade das atividades na área da saúde. A superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, agradeceu pela dedicação do político e pelo recurso recebido, destacou a importância para o Hospital e para os atendimentos prestados à população. Também compareceram à solenidade, autoridades ou representações de outras entidades beneficiadas.

Sobre a Clínica Pediátrica

A Unidade atende crianças e adolescentes, desde recém-nascidas até 12 anos incompletos, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), e está estruturada para que a criança se sinta em ambiente mais acolhedor, tendo direito a um acompanhante, ininterruptamente. A equipe multiprofissional proporciona acolhimento diferenciado e especializado ao paciente e busca constantemente atualização e capacitações para qualificar a assistência prestada. Além disso, usam scrubs lúdicos (roupa privativa) para não impactar as crianças, evitando que os jalecos fiquem associados à memória de dor.

O local conta com uma Brinquedoteca, um ambiente lúdico que, também, auxilia no atendimento das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Além disso, a Clínica recebe visitas de personagens infantis (voluntários) e é decorada em períodos festivos (Natal, Páscoa e outros), visando confraternizar e propiciar cuidado humanizado e acolhedor aos pequenos pacientes e suas famílias. Outro ponto importante é a disponibilização de kits de higiene e de roupas (recebidas de doações diversas) para os pacientes que necessitam e o “Dia da Princesa ou Príncipe”, para casos especiais de demandas de atenção no autocuidado.

É importante ressaltar que a Clínica Pediátrica contribui para a preparação e a formação dos estudantes de várias áreas, dentre elas: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Assistência Social.

Assessoria de comunicação HU-Furg