CONDECORAÇÕES DA ORDEM DE SILVA PAES ACONTECEM NESTE DOMINGO (19), EM RG

  • A Ordem de Silva Paes é uma homenagem às pessoas que, em seu trabalho cotidiano, contribuíram com a construção, identidade e história do município do Rio Grande. Foto: Rodrigo de Aguiar/Arquivo Papareia News

Neste domingo (19), data em que o município do Rio Grande completa 286 anos, será realizada a tradicional cerimônia da entrega das Condecorações da Ordem de Silva Paes aos homenageados de 2023 pela Prefeitura Municipal. A cerimônia ocorrerá às 18h em frente ao monumento do Brigadeiro Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira.

A entrega das medalhas será realizada pelo Grão Mestre da Ordem de Silva Paes, o prefeito Fábio Branco e pelo Chanceler da Ordem de Silva Paes, Doutor Lauro Barcellos. A cerimônia será precedida do Te Deum, na Catedral de São Pedro, às 17h. O Te Deum é um hino cristão utilizado na liturgia católica, como parte de celebrações de eventos de louvor e ação de graças.

A Ordem de Silva Paes é uma homenagem às pessoas que, em seu trabalho cotidiano, contribuíram com a construção, identidade e história do município do Rio Grande. As cerimônias de condecoração da Ordem de Silva Paes acontecem desde 1983, sempre na data do aniversário do município.

De acordo com o Chanceler da Ordem, o Dr. Lauro Barcellos, nesta data, reverenciamos o Brigadeiro José da Silva Paes, que foi um ilustre militar português da cidade de Lisboa, que aqui aportou com sua frota para fundar a cidade do Rio Grande. “Devemos a este ilustre homem e seus comandados este feito gigantesco. Enfrentaram imensos desafios de logística, um dificílimo acesso à Lagoa dos Patos e uma ameaça constante dos espanhóis que insistiam em dominar a região sul do Brasil. Devemos a esta gente, guerreira e corajosa, nossas fronteiras atuais, nosso Rio Grande do Sul, nossa querida cidade do Rio Grande e nossa história, honrosa, ligada à Portugal, que muito cuidaram desta terra. Sempre celebraremos, com muita alegria e muita gratidão, o feito que esses homens corajosos, guerreiros e brilhantes fizeram por nós há 286 anos atrás”, contou Barcellos.

Neste ano, serão agraciados com a Ordem de Silva Paes o Comandante do 5ª Distrito Naval, Sílvio Luís dos Santos, o Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, o comandante do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, capitão Gustavo Dubou, Carlos Renato Savoldi, Vanda Iria Kubaski, Flávio Amado Hanciau, Renato Aldair Menezes, José Carlos Espíndola, Jussara Senna Martins, Ricardo José Gomes Henriques e Érico Brasil Ferreira Costa.

Assessoria de comunicação PMRG