BOTONISTA MARCELO VAZ É O GRANDE CAMPEÃO DO TORNEIO REALIZADO NO PRAÇA RIO GRANDE

  • A partida foi vencida no tempo normal pelo placar de 2 a 0 e Marcelo (E) conquistou o primeiro título em campeonatos organizados fora do Clube Ferroviários, onde o GGB realiza seus jogos semanais. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Foi com a seleção da Argentina, campeã mundial de 1978, que o despachante aduaneiro, Marcelo Vaz, venceu o torneio do 1° Final de Semana do Futebol de Botão do shopping Praça Rio Grande. Ele enfrentou na final o São Paulo, campeão da Divisão de Acesso de 2013, que pertence ao eletricista rio-grandino, Flávio Nobre.

A competição foi organizada pelo Grupo Garagem do Botão (GGB), que durante o sábado e o domingo esteve no centro comercial divulgando a atividade. O torneio contou com as fases classificatórias, semifinais e final disputadas em dois tempos de 25 minutos, dentro da regra do chamado um toque cavado.

20230212_190136No campo de 2,00m x 1,40m nomes como Luque, Kempes e Alonso estiveram ao lado de Aylon, Alê Menezes e Robert. A partida foi vencida no tempo normal pelo placar de 2 a 0 e Vaz conquistou o primeiro título em campeonatos organizados fora do Clube Ferroviários, onde o GGB realiza seus jogos semanais.

Marcelo contou que jogou futebol de botão por muito tempo durante a infância e a adolescência, mas parou por um período. Em 2017 ele retomou a atividade e em setembro de 2018 conheceu os integrantes do GGB, quando passou a frequentar o grupo e a participar das rodadas de jogos organizadas todas as terças-feiras.

As histórias dos praticantes do futebol de mesa praticamente se encontram umas com as outras e no caso do vice-campeão, Flávio Nobre, não poderia ser diferente. Ele contou que joga botão há pelo menos dez anos, mas a paixão vem desde a infância, quando se reunia com os amigos para a disputa de partidas.

Nobre lembrou das amizades que a modalidade proporciona e disse que essa é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Ao longo dos anos, ele já participou de competições em outros municípios e destacou a edição 2022 do Lagoão, em São Lourenço do Sul, quando conquistou a quarta colocação.

Aos 71 anos, Adão Machado coleciona troféus em casa

20230212_164703Há pelo menos dez anos, o aposentado Adão Machado pratica o futebol de mesa. Ele foi um dos fundadores do GGB, em 2013, e lembra de quando os jogos aconteciam em uma garagem, por isso o nome do grupo.

No torneio deste domingo ele participou com o time do Real Madrid em razão do título mundial conquistado no sábado. A paixão vem desde pequeno, quando jogava com os tradicionais botões panelinhas.

Ele contou que o futebol de mesa é uma diversão e se sente feliz em jogar e confraternizar com os amigos. Ao longo dessa trajetória, Adão já disputou diversos torneios e possui diversos troféus em casa.

Ele já representou a cidade em campeonatos realizados em São Lourenço do Sul, Porto Alegre, Caxias e Florianópolis. Durante a entrevista, Machado afirmou que enquanto a vida lhe der condições estará em volta da mesa e dos amigos.