FUTEBOL DE BOTÃO GANHA FINAL DE SEMANA ESPECIAL NO PRAÇA RIO GRANDE

  • Marcelo e o filho Arthur, de sete anos, disputaram uma partida em uma das mesas de tamanho oficial disponibilizadas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A gol, chute a bater, cavado e liso: expressões e características que remetem a uma prática que integra crianças, jovens e adultos. O futebol de mesa, também chamado de futebol de botão, é um dos destaques deste final de semana no shopping Praça Rio Grande.

Em parceria com o Grupo Garagem do Botão (GGB), o centro comercial aproxima os amantes do futebol e permite a troca de experiências entre os botonistas e o público frequentador do shopping. Quem visitou o local hoje (11) pode conhecer um pouco mais deste universo.

20230211_170427Entre eles estavam o fisioterapeuta, Marcelo Pinho, de 35 anos, e o filho Arthur, de sete. Praticantes do futebol de mesa em casa, eles estiveram no espaço organizado junto à praça de alimentação para ver de perto os detalhes e disputar uma partida pra lá de especial.

Marcelo explicou que o futebol de botão lhe remete a infância, de quando brincava com os amigos. "Meu pai era bancário, então lembro de pegar a máquina de escrever dele para fazer os nomes dos jogadores e colar nos botões com durex", disse ele ao lado do filho.

Orgulhoso do filho, Marcelo contou que Arthur busca seguir essa prática, mas usa da tecnologia para complementar a experiência. "Ele entra na internet e busca sons de torcida e antes de começar o jogo ele perfila os botões e toca os hinos dos times", detalhou Pinho.

O botonista Fábio Souza é um dos integrantes do GGB e contou que voltou a praticar o futebol de mesa há cerca de quatro anos. Ao longo desse período, ele já participou de competições fora da cidade, como o Lagoão, disputado em São Lourenço do Sul.

20230211_171942Atualmente ele possui cinco times de botões cavados, sendo um deles uma seleção com os melhores jogadores da história da França. Nele estão nomes como Barthez, Henry, Blanc, Mbappe, Ribery entre outros que marcaram a história da seleção bicampeã mundial.

Segundo ele, o futebol de mesa proporciona a união entre os amigos e permite relembrar momentos vividos durante a infância. "Ele nos traz a diversão do futebol. Além disso, nos permite evoluir o próprio jogo a cada vez que disputamos uma partida", afirmou Souza.

Neste domingo (12) será realizado um campeonato para celebrar o final de semana de destaque dado à modalidade. A previsão é de que os jogos comecem às 14h e a premiação dos vencedores aconteça no final da tarde.

Quem for ao centro comercial também poderá contribuir com a campanha do GGB de arrecadação de material escolar para a entidade Amigos do Beco.