RIO-GRANDINOS ACOMPANHAM PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

  • Tradicional procissão marítima voltou a ser realizada, após dois anos suspensa em razão da pandemia do coronavírus. Fotos: Divulgação/COT Formaturas e Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Rincão da Cebola foi o lugar procurado pelos rio-grandinos para acompanhar a passagem da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes. Dois mil e vinte e três foi o ano da retomada do percurso feito pelas embarcações, que havia sido suspenso em 2021 e 2022 em razão da pandemia do coronavírus.

A imagem da santa saiu da Igreja Matriz São José, em São José do Norte, pouco depois das 15h sendo seguida por dezenas de outros barcos, a grande maioria enfeitados com bandeiras azuis e brancas. Nossa Senhora dos Navegantes foi transportada na embarcação Bacana VI que se aproximou dos fiéis que estavam na beira do cais.

20230202_163129O momento serviu para que muitas pessoas agradecessem à padroeira dos pescadores pelas graças alcançadas e também para renovar os pedidos de proteção para o ano. A procissão foi parte de uma programação festiva realizada em São José do Norte que começou às 07h30, com a Missa da Luz, e às 10h30, com a Missa Festiva.

Antes da passagem da procissão o público pode acompanhar a apresentação da banda do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul) que interpretou músicas de estilos variados. A banda é sediada em Pelotas, mas realiza concertos em todos os municípios da área de atuação do comando regional.

Procissão em São Lourenço do Sul ocorreu durante a manhã

Em São Lourenço do Sul, as homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes aconteceram no período da manhã, com a procissão marítima durante o período da manhã. A imagem deixou a Igreja de Navegantes, às 10h30, e seguiu até às margens do Arroio São Lourenço, onde foi colocada no interior de uma escuna.

O ato foi precedido de uma missa campal realizada em frente ao templo, na Rua Duque de Caxias, no bairro Navegantes. A programação seguiu durante a tarde, com um almoço servido às 12h e que foi seguido do show da Banda Sul Brass, às 15h, entrega dos prêmios da embarcações mais enfeitadas, às 17h, e baile no salão, às 19h.